Doença afeta cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil. A dor persistente é o sinal de que problema precisa ser investigado
A artrose é uma doença ligada ao envelhecimento e, segundo especialistas, todos vão ter um dia, em maior ou menor grau. O Ministério da Saúde estima que cerca de 15 milhões de brasileiros possuem a doença.
A artrose pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, contudo, é muito frequente atingir os joelhos, pois eles recebem grande parte dos impactos de nossas atividades diárias e do nosso peso.
É por isso que a doença também pode afetar pessoas mais jovens, pois pode ser provocada por fraturas devido a acidentes (como os de moto), pela prática intensa de atividades físicas de alto impacto (como saltos, corridas etc.) e também pelo sobrepeso.
Como a artrose afeta as articulações?
De acordo com o ortopedista João Alberto Maradei, especialista em cirurgia de joelho, a artrose caracteriza-se pelo desgaste das cartilagens das articulações. Ele explica que as cartilagens agem como uma capa sobre o osso, protegendo-o e diminuindo o atrito com o outro osso daquela articulação.
Mas quando há o desgaste da cartilagem, o osso fica desprotegido e o atrito com o outro osso aumenta, provocando dor e até deformidades. Se o problema não for logo diagnosticado e tratado, a artrose avança e afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo, pois a dor o impede de realizar atividades e tarefas simples do dia a dia.
É importante não deixar chegar nesse estágio. Se a dor for persistente, consultar um ortopedista é fundamental para o fechamento do diagnóstico e indicação do melhor tratamento.
Tratamentos
Vai depender do estágio da artrose. Se estiver em fase inicial, o tratamento pode ser apenas com mudanças nos hábitos de vida para melhorar a saúde da articulação. Nesse caso, é indicado realizar atividades de reforço muscular, manter o peso ideal e evitar as atividades que sobrecarregam as articulações.
Caso a artrose esteja bastante avançada, o melhor tratamento é o cirúrgico. O ortopedista João Alberto Maradei explica que, se a artrose é provocada por um acidente, como o de moto, é possível retirar pedaços de cartilagens de outro lugar do corpo do paciente para colocar na articulação acidentada. Há também a possibilidade do transplante de cartilagem, por meio de doação de um cadáver.
Se a artrose for causada por envelhecimento ou por doença como reumatismo (que corrói a articulação), o mais indicado é realizar a artoplastia, cirurgia que consiste em colocar uma nova “capa” para substituir a cartilagem desgastada. “Isso vai proteger o osso e reduzir em grande parte a dor.”, assegura o ortopedista.
Há casos em que a artrose é causada por desalinhamento dos joelhos. Dessa forma, a pressão do corpo vai apenas para um lado da perna, causando o desgaste da articulação do respectivo joelho. Para corrigir, a indicação e a osteotomia, cirurgia de grande porte, indicada para pessoas mais jovens, abaixo dos 60 anos.
Prevenção
A prevenção passa por adotar hábitos saudáveis em relação à alimentação e à prática de atividades físicas. Para isso, é importante buscar orientações de um especialista. “Você não pode ficar muito tempo parado e nem realizar atividades muito extenuantes. É preciso ter equilíbrio.”, aconselha o ortopedista.