Atualidades

Cinco dicas estratégicas para transformar as redes sociais em ferramentas de vendas

Cinco dicas estratégicas para transformar as redes sociais em ferramentas de vendas

Se você tem um pequeno ou médio negócio e usa as redes sociais somente como ferramentas de marketing, saiba que elas também podem funcionar como ferramentas diretas de vendas. A estratégia chamada “social commerce” conecta a interação nas redes direto à plataforma de vendas on-line, de modo que, além de facilitar o processo, ajuda a atrair novos clientes. Só em 2023, pequenas e médias empresas tiveram mais de 1,5 milhão de pedidos em e-commerce feitos por esse caminho, segundo dados da plataforma de criação de lojas online Nuvemshop. O número representa um crescimento de 243% em relação a 2020, ano em que varejistas virtuais registraram 437 mil pedidos.

O treinador de vendas e palestrante André Nunes, conhecido como O Gigante, aponta as redes sociais como fortes aliadas para impulsionar negócios locais, já que 74% das pessoas buscam produtos por meio das redes sociais, sendo o Instagram a principal delas, utilizada por 65% dos consumidores. Os dados são de uma pesquisa realizada no início do ano pela All In em parceria com a Opinion Box. Para aproveitar o melhor do que a estratégia de social commerce pode oferecer, O Gigante lista abaixo algumas dicas que certamente ajudarão a alavancar as vendas do seu negócio.

1. Cative os clientes por meio de um trabalho humanizado
Nada mais cativante em um negócio do que mostrar o lado humano do processo. Isso inclui desde a abordagem nas redes sociais aos tipos de conteúdo, que devem ser úteis e informativos, sem deixar de lado a leveza. “O mais importante é transparecer autenticidade, pois conteúdos rasos dificilmente criarão conexões duradouras”, comenta André.

Por meio dos relatórios que as próprias redes sociais oferecem, é possível conhecer o perfil da clientela e adaptar a linguagem para aquele nicho. Criar empatia também é uma forma de se aproximar dos clientes, seja contando a história, os desafios e as motivações por trás do negócio, além de mostrar quem faz a roda girar, detalhe que ajuda a humanizar a marca.

2. Seja ágil e criativo nas respostas para fidelizar os clientes
O atendimento faz toda a diferença para um cliente voltar a fechar um negócio. Ter agilidade nos retornos é crucial para fidelizá-lo, pois é uma forma de valorizar o contato. Para isso, algumas recomendações incluem responder de forma personalizada, chamando o cliente pelo nome ou fazendo referências específicas à pergunta ou comentário dele, bem como dar um toque descontraído à conversa, se a situação permitir.

A atenção com o cliente, a propósito, não deve se restringir ao chat privado. Responder comentários publicamente demonstra compromisso e ajuda a sanar eventuais dúvidas de futuros clientes. Interações como enquetes e pesquisas também ajudam a valorizar a presença dos seguidores nas redes, assim como compartilhar relatos de clientes satisfeitos com o serviço ou produto.

3. Alavanque as vendas por meio de publicações patrocinadas
As postagens patrocinadas nas redes sociais são uma boa forma de alavancar as vendas, mas é importante se atentar a alguns detalhes, que incluem: observar como a concorrência tem feito, avaliar o orçamento para realizar a ação, identificar o público-alvo ideal para aquele conteúdo e definir uma boa segmentação demográfica, utilizando filtros como localização geográfica, idade e interesses. Para começar, que tal escolher os seus produtos e serviços que fazem mais sucesso?

“Não se restrinja a um formato específico. Cada um tem potencial para atingir um nicho diferente, como vídeos verticais curtos ou cards informativos estáticos. O mais importante é fazer um conteúdo visualmente atrativo e colocar as chamadas para ação (ou CTAs) corretas, para direcionar os usuários em cada etapa”, recomenda André Nunes. “Ao final de tudo, cheque as métricas e avalie o retorno do investimento, para ter uma base mais assertiva para as próximas vezes.”

4. Simplifique o processo de compra integrando compras diretas às redes sociais
Integrar as compras diretas aos perfis das redes sociais pode ser uma forma de aumentar a conveniência para o público. Para tornar o processo mais atrativo, vale criar ofertas exclusivas para quem comprar direto pelas redes sociais. Plataformas como Facebook e Instagram permitem a configuração de lojas, com a possibilidade de navegar pelos produtos no próprio aplicativo e adicionar marcadores nas postagens, que levam direto ao link de compra.

Uma vez que o cliente se interessou pelo produto, garanta que o checkout seja simples e que ele tenha várias formas de pagamento disponíveis, assim como opções flexíveis de entrega. Os chatbots, muito utilizados nos perfis institucionais de empresas no WhatsApp, ajudam a automatizar o processo.

5. Fortaleça o negócio com as comunidades locais e faça collabs
Manter uma presença forte na comunidade local é uma forma de ampliar o público do seu negócio, inclusive colaborando com outras empresas locais, que ofereçam produtos ou serviços complementares e sejam potenciais parcerias para pacotes ou promoções. Uma marca de bebidas, por exemplo, pode estreitar os laços com restaurantes.

Engajar em causas locais também ajuda a estabelecer essa presença, como feiras, festivais e competições esportivas, seja participando como marca expositora ou patrocinando os eventos. No caso dos eventos de caridade, uma forma de se destacar é criar campanhas para arrecadação de fundos ou realizar workshops e palestras gratuitas relacionadas ao nicho de negócio.

Créditos
Com informações da Agência Mentha
Foto: Divulgação