Atualidades

Belém sedia curso sobre  “Pé Diabético” pelo Dia Mundial do Diabetes

Belém sedia curso sobre  “Pé Diabético” pelo Dia Mundial do Diabetes

Evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes no dia 22 de novembro, das 8h às 17h30, reunindo especialistas e profissionais de saúde

Uma em cada 10 pessoas no mundo são portadoras de diabetes, segundo números atuais da Organização Mundial de Saúde, que afirma que 537 milhões de cidadãos, entre crianças, adultos e idosos convivem com a doença. Para conscientizar a população global sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, foi criado o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, que em Belém será celebrado com o “Curso teórico  prático em neuropatias e complicações nos pés”. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, com o apoio da Regional Pará, e acontece no dia 22 de novembro, no auditório Jean Chicre Bitar, da Universidade do Estado do Pará, das 8h às 17h30.

O curso é gratuito e aberto a médicos e profissionais de saúde que buscam atualização através de práticas mais atuais no que se refere ao tratameto de pessoas com diabetes que enfrentam riscos de complicações microvasculares associadas a úlceras nos pés, que alteram a qualidade de vida de tantos pacientes com diabetes.

“As pessoas com diabetes enfrentam muitos problemas de saúde e o cuidado com os pés sempre deve ser uma prioridade, pois é necessário o manejo e tratamento corretos para que, clinicamente, essas pessoas não tenham complicações. Por isso, o curso é de grande importância para todos os profissionais de saúde, que têm a oportunidade de receber atualização através de um evento gratuito”, destaca o endocrinologista Rubens Tofolo Júnior, presidente da Regional Pará da Socidade Brasileira de Diabetes.

O curso é considerado uma imersão e inclui oficinas práticas sobre o que realmente deve ser feito para identificar uma neuropatia periféria, ou seja, condição que afeta nervos periféricos, provocando sede, falta de sensibilidade, perda de sensação da dor, fadiga e desidratação.

Durante o envento também será demonstrado como reconhecer clinicamente a isquemia em membros inferiores, além de serem apresentados calçados, órteses e próteses que auxiliam no alívio da carga ao caminhar, e ainda a entrega do “Algoritmo do Pé em Diabetes”, ferramenta que ajuda no manejo das complicações, recentemente lançado pelo departamento de Neuropatias e Complicações da Sociedade Brasileira de Diabetes, coordenado pela médica Geísa Macedo.

O “Curso teórico prático em neuropatias e complicações nos pés” é realizado pela SociEdade Brasileira de Diabetes, com o apoio da Regional Pará, e acontece no dia 22 de novembro, no auditório Jean Chicre Bitar, da Universidade do Estado do Pará, das 8h às 17h30, com inscrições gratuitas através do link https://www.sympla.com.br/evento/curso-teorico-pratico-em-neuropatias-e-complicacoes-nos-pes/2716008?referrer=l.instagram.com.