DIREITOS AUTORAIS

Ximbinha é processado por uso de músicas de Tonny Brasil

Processo é movido pela Editora Inspiração Musical, que alega ter os direitos sobre composições utilizadas sem autorização pelo artista.

Ximbinha. Foto: Divulgação
Ximbinha. Foto: Divulgação

O guitarrista Ximbinha, ex-integrante da Banda Calypso, voltou ao noticiário, desta vez envolvido em uma disputa judicial que pode lhe custar caro. Desde julho deste ano, ele e a empresa X Shows Produções Musicais respondem a um processo movido pela Editora Inspiração Musical, que alega ter os direitos sobre composições utilizadas sem autorização em álbuns, DVDs e plataformas digitais ligados ao artista.

A editora afirma ser a legítima titular de obras de autoria de Antonio Luiz do Carmo Conceição, o Tonny Brasil, compositor já falecido e dono de músicas de grande circulação no cenário nacional.

De acordo com a acusação, Ximbinha teria explorado essas canções comercialmente, sem a devida licença, em diferentes produtos, presentes em álbuns, DVDs e disponibilizadas em múltiplas plataformas digitais em nome da banda Cabaré do Brega, da qual o guitarrista é líder artístico e gestor.

Um único DVD da banda de Ximbinha reuniria seis composições de Tonny. Na ação, a Inspiração Musical acusa o ex-marido da cantora Joelma de violação de direitos autorais e exploração comercial não autorizada e pede duas medidas: a retirada imediata de todo o material com as obras de Tonny Brasil e uma indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil, a ser paga solidariamente por Ximbinha e pela produtora X Shows.

O pedido de liminar da editora foi indeferido. Entretanto, o caso segue em trâmite.