
Com o remake de “Vale Tudo” programado para estrear em 31 de março no horário das 21h, a novela original de 1988 — escrita por Gilberto Braga, com colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères — voltou ao centro das discussões. Enquanto a nova versão, comandada por Manuela Dias e dirigida por Paulo Silvestrini, promete reimaginar a trama com um elenco estelar (incluindo Taís Araújo, Paolla Oliveira, Deborah Bloch, Cauã Reymond e Humberto Carrão), muitos dos atores que marcaram a produção original já faleceram.
Ao longo dos 37 anos desde a primeira exibição, nomes icônicos como Beatriz Segall (Odete Roitman) e Pedro Paulo Rangel (Poliana) se foram. Relembre abaixo quem são esses artistas e seus legados na televisão brasileira.
1. Beatriz Segall (Odete Roitman) – Falecida em 2018
Uma das vilãs mais marcantes da TV brasileira, Beatriz Segall morreu aos 92 anos, em 5 de setembro de 2018, devido a complicações respiratórias e Alzheimer. Seu último trabalho foi no seriado “Os Experientes” (2015). No remake, Deborah Bloch assume o papel da matriarca Roitman.
2. Jairo Lourenço (Luciano) – Falecido em 2021
O ator, que interpretou o melhor amigo de Ivan, morreu aos 60 anos após sofrer um AVC. Na nova versão, Licínio Januário vive o personagem.
3. Cláudio Corrêa e Castro (Bartolomeu) – Falecido em 2005
Morreu aos 77 anos por falência múltipla dos órgãos após uma cirurgia cardíaca. Seu último trabalho foi em “Senhora do Destino” (2004). No remake, Luís Melo assume o papel.
4. Lourdes Mayer (Dona Pequenina) – Falecida em 1998
Faleceu aos 78 anos por complicações de um enfisema pulmonar. A personagem não será reprisada na nova versão.
5. Pedro Paulo Rangel (Audálio/Poliana) – Falecido em 2022
O ator, que interpretou um dos primeiros personagens abertamente gays da TV, morreu aos 74 anos por insuficiência respiratória. Matheus Nachtergaele será o novo Poliana.
6. Adriano Reys (Renato Filipelli) – Falecido em 2011
Morreu aos 78 anos vítima de câncer. Na nova trama, João Vicente de Castro interpreta o dono da agência Tomorrow.
7. Fabio Junqueira (Fred) – Falecido em 2008
Faleceu aos 52 anos devido a um tumor cerebral. Seu personagem não deve aparecer no remake.
8. Sérgio Mamberti (Eugênio) – Falecido em 2021
O ator, que também brilhou em “Castelo Rá-Tim-Bum”, morreu aos 82 anos por falência múltipla dos órgãos. Luís Salém será o novo mordomo.
9. Sebastião Vasconcelos (Salvador) – Falecido em 2013
O intérprete do pai de Raquel morreu aos 86 anos após uma pneumonia. No remake, Antonio Pitanga assume o papel.
Legado que permanece
Enquanto a nova geração de atores se prepara para reviver os conflitos de “Vale Tudo”, a versão original segue como um marco da dramaturgia nacional.
Onde assistir ao remake?
Estreia: 31 de março de 2025, após “Mania de Você”, na TV Globo.