O cantor e compositor Nando Reis abriu o coração sobre sua trajetória com o alcoolismo durante uma participação no podcast Pé no Sofá Pod, apresentado por Flávia Alessandra e Giulia Costa. A entrevista, publicada nesta quinta-feira (25), no YouTube, trouxe à tona momentos delicados da vida do artista, que contou como o vício quase destruiu sua carreira e suas relações familiares.
“Quase perdi tudo, quase perdi minha carreira, meus filhos se afastaram de mim”, desabafou Nando. “E não sou só eu. Se perguntar a qualquer um, a pessoa conhece alguém assim.”
Durante a conversa, o músico reforçou que o alcoolismo precisa ser compreendido como um problema de saúde pública e não como falha moral:
“O alcoolismo é uma doença. Não é uma questão de força de vontade, não é de caráter, não é de vagabundagem, nada disso. Ao mesmo tempo, isso não atenua em nada a dor e todos os problemas graves que ele causa”, explicou.
A entrevista também contou com a presença de sua filha, a atriz e apresentadora Sophia Reis, que teve papel fundamental no processo de recuperação do pai. Segundo Nando, foi ela quem teve a coragem de encará-lo com firmeza, quando ninguém mais conseguia se aproximar.
“A Sophia é a pessoa que nunca me deixou desgarrar, que sempre falou na real: ‘Ó, você vai se tratar! Você está mal, você não está legal. Eu não vou ficar com você assim’”, relembrou, emocionado.
Sophia, que atualmente cursa Enfermagem, também compartilhou seu lado da história:
“Apesar de ter sido uma das coisas mais difíceis da nossa vida e da nossa relação, é das que mais me dá orgulho. É muito louco isso de ver que ele está há nove anos sem beber. É uma conquista sua! E isso me dá muito orgulho. Tipo, nossa, que pai da hora!”
Em outro momento sensível da entrevista, Giulia Costa, filha da atriz Flávia Alessandra e do falecido diretor Marcos Paulo, se emocionou ao relembrar sua própria experiência com o alcoolismo do pai. Nando Reis prontamente ofereceu apoio:
“Fique tranquila, você não está o expondo. Você está falando da sua relação amorosa. Quando você sofre, é porque você o amava. Então, não se sinta mal.”