Entretenimento

Programação destaca filmes de Pelé

foto: divulgação
foto: divulgação

Neste domingo, 1º, a Globo homenageia Pelé durante boa parte do dia. Pela manhã, o “Esporte Espetacular” mostra a importância de Pelé para o futebol e como o mundo acompanhou apreensivo o noticiário da internação nas últimas semanas, por conta de um câncer de cólon.

Inclusive na Argentina, principal rival da seleção brasileira nos gramados. Em 1980, para celebrar os 10 anos do tricampeonato mundial, a TV Globo fez uma reportagem com o menino Darlan Angelo de Oliveira, nascido no dia da conquista, em 1970. O garoto foi ao México com Pelé. Agora, o homem de 52 anos irá rever este material especial.

foto: divulgação

Na sequência, a “Temperatura Máxima” traz o filme “Pelé: o Nascimento de Uma Lenda”, que narra sua trajetória profissional desde a infância no interior de Minas Gerais até brilhar na campanha do título da Copa do Mundo de 1958. Lançado em 2017, o longa é dirigido pelos irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalist. No elenco, nomes como Leonardo Lima Carvalho, Kevin de Paula, Seu Jorge e Mariana Nunes.

À noite, o primeiro “Fantástico” de 2023 traz um material completo, com direito a uma crônica especial feita pelo jornalista Pedro Bial em homenagem ao Rei.

Depois do programa, a TV Globo exibe o documentário “Pelé Eterno”. Os dois filmes estão também disponíveis para não-assinantes no Globoplay.

MAIS HOMENAGENS

Também neste domingo, a TV Cultura reapresenta o programa “Vox Populi” no qual Pelé, em 1977, enfrentou com maestria perguntas do público e de figuras conhecidas, como Modesto Roma Júnior (ex-presidente do Santos), sobre racismo, política e futebol. Na edição, ele também fala sobre sua infância, os altos e baixos de sua carreira, a suposta “bronca” pelo Corinthians, os anos no Santos, a ida à Nova York e muitos outros assuntos que marcaram a sua história. Vai ao ar a partir das 23h.

foto: divulgação

Na segunda-feira (2), às 23h, a Band exibe o filme “10×10 – Pelé Jogai por Nós”, que reúne depoimentos sobre o jogador que mudou o esporte em todo o planeta e que encanta todas as gerações até hoje. Gols e jogadas que celebram o encanto do único tricampeão mundial, considerado o maior brasileiro de todos os tempos, e a mística da camisa 10: “Eu não escolhi a 10, ela me escolheu”, dizia Edson Arantes do Nascimento. A apresentação será do craque Neto.

*com TV Globo, Band e TV Cultura