
O reality show “A Casa dos Artistas”, que marcou época no Brasil em 2001, ainda desperta curiosidade sobre a vida de seus participantes após o fim do programa. Muitos nomes que se destacaram na atração seguiram carreiras artísticas, outros se reinventaram em áreas diferentes, e alguns preferiram manter a vida longe dos holofotes.
Ele foi um dos grandes sucessos do SBT. O programa foi responsável por superar a audiência de emissoras concorrentes, como a da TV Globo. Em formato similar ao Big Brother, a atração desenvolvida por Silvio Santos confinou 12 celebridades em uma mansão em São Paulo, localizada no bairro do Morumbi.
A primeira edição contou com Bárbara Paz, que foi a grande vencedora. Supla, que viveu um affair com a atriz dentro da casa, terminou em segundo, enquanto a modelo Mari Alexandre ficou em terceiro lugar. Além deles, o programa teve em seu elenco Alessandra Scatena, Leandro Lehart, Marco Mastronelli, Núbia Oliver, Nana Gouvêa, Taiguara Nazareth, Mateus Carrieri, Alexandre Frota e Patrícia Coelho.

Alguns participantes da primeira edição
Bárbara Paz
A ganhadora da primeira edição é atriz, diretora e produtora, famosa por trabalhos de destaque na TV, no teatro e no cinema. No rastro desse sucesso, ganhou na emissora o papel principal da novela “Marisol” (2002). Continuou atuando no SBT alguns anos, até migrar para a Globo. Ela arrasta no currículo diversos papeis na TV, com o último em “Além da Ilusão” de 2022, da Globo. No Instagram, @barbararaquelpaz.
Supla
Supla, nome artístico de Eduardo Suplicy, destacou-se por seu estilo irreverente e personalidade marcante durante sua participação no reality. Atualmente tem 59 anos, é cantor, compositor, ator e apresentador de televisão. Já tocou em diversos gêneros como punk rock, pós-punk, rockabilly e bossa nova. Recentemente, Supla participou do festival The Town, onde compartilhou experiências sobre sua vivência em realities. E mantém uma presença ativa nas redes sociais, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram @suplaoriginal.
Mari Alexandre
Mari Alexandre, ex-modelo e atriz, ficou conhecida por ser “recordista” de vendas da revista Sexy, publicação para a qual posou nua 7 vezes. Mari conheceu o cantor Fábio Jr. ao participar algumas vezes do programa apresentado por ele na Record; os dois se casaram em 2007 e tiveram Záion, filho caçula de Fábio. O casamento terminou 3 anos depois, em um divórcio conturbado. Atualmente tem uma vida discreta, fora dos holofotes, mas com presença ativa nas redes sociais. Possui cerca de 488 mil seguidores no Instagram @mari_alexandre10.
Alessandra Scatena
Ex-assistente de palco do Gugu, após sua participação na Casa dos Artistas, Alexandra se tornou apresentadora. Atualmente, comanda o programa Viva Sorte na Band TV.
Leandro Lehart
Foi um dos participantes da Casa dos Artistas que desistiu do programa por estar com saudade do filho. Conhecido por suas grandes composições musicais, em 2022, o artista foi condenado em primeira instância a nove anos de prisão pelos crimes de estupro e cárcere privado – ainda que recorra em liberdade.
Mateus Carrieri
Um dos últimos eliminados da Casa dos Artistas, Mateus Carrieri chegou a atuar em algumas produções do SBT e da Band após deixar o reality. Também chegou a posar nu para uma revista. Depois de um tempo longe das telinhas, retornou em 2020 para participar de A Fazenda, da Record TV.
Núbia Oliver
Logo após o programa, Núbia Oliver abandonou sua carreira para se casar com o empresário Caco Abaete. Com o fim do casamento, retornou para a televisão em 2007, como repórter do programa Atualíssima, da Band. Em 2009, assumiu a apresentação de programas de um canal de conteúdo adulto.
Alexandre Frota
Alexandre Frota chegou a desistir do programa. No entanto, devido ao seu sucesso, Silvio Santos o convenceu a retornar. Ao término da competição, atuou em novelas como “Marisol” (2002) e em 2004 anunciou sua carreira como ator de produções adultas. Em 2018, entrou para a política ao lançar sua candidatura a deputado federal. Recentemente fez uma participação no Domingão com Huck, pedindo para ser homenageado por sua trajetória artística.