SÉRIE BÍBLICA

‘Paulo, O Apóstolo’ estreia na Record nesta segunda-feira (7)

Produção reuniu mais de 400 atores em gravações em Petrópolis (RJ), Milho Verde (MG), Torres e Cambará do Sul (RS).

‘Paulo, O Apóstolo’ estreia na Record nesta segunda-feira (7) ‘Paulo, O Apóstolo’ estreia na Record nesta segunda-feira (7) ‘Paulo, O Apóstolo’ estreia na Record nesta segunda-feira (7) ‘Paulo, O Apóstolo’ estreia na Record nesta segunda-feira (7)
Murilo Cezar celebra experiência em interpretar protagonista em ‘Paulo, O Apóstolo’
Murilo Cezar celebra experiência em interpretar protagonista em ‘Paulo, O Apóstolo’. Foto: Divulgação Seriella Productions

Com mais de dez anos de carreira, Murilo Cezar, de 39 anos, se prepara para um dos papéis mais desafiadores de sua carreira: viver o protagonista da minissérie bíblica ‘Paulo, O Apóstolo’, que estreia nesta segunda-feira, 7 de julho, às 21h, na Record. Conhecido por trabalhos em ‘Poliana Moça’ (2022) e ‘As Aventuras de Poliana’ (2018), do SBT, o artista define a experiência de interpretar o novo personagem como “transformadora”.

“Não só pelo peso histórico e espiritual da trama, mas também pela oportunidade de mergulhar em um universo totalmente diferente do que estou acostumado. O mundo épico é repleto de vida, personagens, história, e também uma produção grandiosa, rica em detalhes. Cada dia no set é um aprendizado”, destaca.

Para Murilo, a imersão na produção vai além da atuação. Ele já conhecia a trajetória do apóstolo Paulo de forma superficial, mas se aprofundou após o convite para o papel. “O que mais me encanta é essa virada radical que ele vive: de perseguidor a seguidor fiel. Um homem íntegro e que luta incansavelmente pela sua missão, pela sua fé. É uma história de transformação, de superação e fé que inspira qualquer pessoa, independente da religião”, acredita.

Após pesquisar mais sobre a história, o ator passou a dedicar um tempo significativo ao estudo do texto bíblico e à compreensão da complexidade de Paulo. “Sempre tive muito respeito pela fé e pela espiritualidade, mas confesso que esse trabalho me aproximou ainda mais desse universo. Tenho lido mais, refletido mais… É impossível passar por essa experiência sem ser tocado de alguma forma”.

A preparação incluiu não apenas a parte dramática, mas também a física e emocional. “Foi intenso. Tiveram dias longos, gravações externas, cenas de muita profundidade emocional, clima quente… desafios que só engrandecem mais o projeto”, conta ele, que ainda destacou a interação entre o elenco. “Foi incrível, entregando um trabalho de qualidade, e isso faz toda a diferença. Criamos uma relação ótima, vivemos intensamente as cenas, e isso nos aproximou, o que deixa tudo mais leve”, celebra.

FRIO E PERRENGUE

Entre as curiosidades dos bastidores, Murilo cita algumas cenas gravadas na Serra Gaúcha, inclusive de batismos. “Gravar nas águas geladas dos rios do Sul foi uma experiência. No gravando parava de tremer, mas no corta, voltada a batedeira!”, conta aos risos.

Além da transformação pessoal, Cezar comenta as mudanças no visual para viver Paulo. “Deixei a barba crescer, o cabelo. O figurino é todo pensado para ser fiel à época, e as cidades onde Paulo passou. Posso adiantar que estão lindos, é uma camada importante que enriquece o projeto”. O apóstolo usa túnicas, sandálias e tecidos rústico. “Ajuda muito na composição do personagem. Quando coloco o figurino, já sinto a atmosfera da época e da força das cenas”, completa. (O Dia)

O que esperar da minissérie

A partir desta segunda-feira, 7 de julho, às 21h, a Record estreia ‘Paulo, O Apóstolo’, nova superprodução bíblica que promete emocionar os telespectadores com a trajetória de um dos maiores nomes do Cristianismo. Com 50 episódios e elenco estrelado, a série retrata a intensa transformação de Saulo de Tarso, um jovem fariseu radical que se torna um dos principais divulgadores da fé cristã.

Interpretado por Murilo Cézar, Saulo surge como um defensor fervoroso da lei judaica, decidido a eliminar os seguidores de Jesus, que crescem cada vez mais em Jerusalém. A tensão aumenta quando ele descobre que sua noiva, Gabriela (Anna Melo), e seu mentor e sogro, o respeitado líder do Sinédrio Gamaliel (Leo Franco), também aderiram à nova fé.

Movido pela raiva e convicto de estar cumprindo a vontade divina, Saulo aceita uma proposta do sumo sacerdote Caifás (Floriano Peixoto) para liderar uma perseguição implacável aos cristãos. No entanto, sua jornada toma um rumo inesperado quando, a caminho de Damasco, ele tem uma experiência sobrenatural com Jesus. Esse encontro muda sua vida para sempre — o perseguidor se transforma no apóstolo Paulo, um dos maiores pregadores da nova fé.

Os Personagens da Série

A trama também apresenta personagens marcantes como Rode (Michele Batista), irmã impulsiva de Paulo; Pedro (Macéu Pierrotti), o firme líder dos apóstolos; Lucas (Caio Menck), médico e amigo leal; e Timóteo (João Fernandes), discípulo e “filho espiritual” do protagonista.

Figuras históricas como Herodes Agripa (Cirillo Luna), o impiedoso imperador Nero (Enzo Ciolini), sua mãe manipuladora Agripina (Rosanne Mulholland) e a ambiciosa Popéia (Emily Matte) também cruzam o caminho do apóstolo, revelando o contexto político e religioso da época.

Narrada por um personagem misterioso e com toques de leveza trazidos pela pequena Elisa (Ciça de Gasperi), a série é escrita por Cristiane Cardoso, com direção geral de Leo Miranda. As gravações ocorreram em locações de impacto visual, como Petrópolis (RJ), Milho Verde (MG), Torres e Cambará do Sul (RS), reunindo mais de 400 atores em uma produção que mistura história, fé, drama e redenção. (Redação)