Teve separação, briga entre famílias, mortes de pessoas marcantes para a cultura, arte e jornalismo, e comemorações no mundo da celebridades em 2023. Confira abaixo os fatos mais marcantes do ano feitos pelo TDB.
TRETAS DE FAMÍLIA
Porque roupa suja se lava na TV
Larissa Manoela e os pais
A jovem atriz surpreendeu ao ir declarar no “Fantástico” o drama que vivia com os pais, Silvana e Gilberto, e por não ter domínio sobre o próprio dinheiro, aos 22 anos. Na ocasião, ela disse ter aberto mão da fortuna de R$ 18 milhões, em favor dos pais, para tentar uma reconciliação, que não se concretizou. Pelo contrário, após as declarações de que não tinha dinheiro para comprar uma espiga de milho na praia, a reação de Silvana foi dizer que a filha faltava com a verdade e insinuar a influência do então namorado, o ator André Luiz Frambach.
Vários outros capítulos se seguiram, como uma notícia-crime contra os pais de Larissa, por discriminação e preconceito de religião, após ser divulgada uma mensagem em que Silvana pejorativamente chamava a família da André de “macumbeira”. Um ano depois, no Natal deste ano, Larissa e André se casaram sem convidar os pais da atriz, com quem ela cortou relações.
Família Camargo
A descoberta de um perfil fake de Gracielle Lacerda, companheira de Zezé de Camargo, usado para xingar e criticar membros da família dele, como os filhos, noras e a ex-esposa, Zilu, reavivaram as chamas da briga entre eles, desde que Zezé terminou o casamento para assumir de vez o relacionamento que já existia com Gracielle há vários anos, de forma extraconjugal. Tudo recomeçou quando Amabylle Eiroa, esposa de Igor Camargo e nora de Zezé, publicou uma carta aberta revelando que uma pessoa de seu convívio criou um perfil falso para atacá-la e afirmando ter entrado na Justiça contra a mesma.
A briga rendeu até live das filhas Wanessa e Camila Camargo para se pronunciarem e terminou com as festas de fim de ano rachadas. Os filhos e netos se uniram à mãe Zilu, nos Estados Unidos, e deixaram Zezé sozinho com Gracielle.
Jenny e Bia Miranda
Mãe e filha trocaram acusações pesadas nas redes sociais e no programa “A Fazenda”. Bia acusou Jenny de abuso sexual e a mãe entrou na Justiça contra ela. Apesar de se dizer filha de Gretchen, Jenny na verdade não tem parentesco com a cantora, nem Bia – ela foi companheira do filho de Gretchen, Thammy. Depois das polêmicas, a cantora notificou Jenny extrajudicialmente para que parasse de usar o sobrenome Miranda. Também afirmou não ter participado da criação de Bia e não concordar com as atitudes dela.
DESPEDIDAS
Perdas sentidas para a arte e jornalismo
Glória Maria
Ícone da TV brasileira e uma das primeiras repórteres negras a atuar no telejornalismo nacional, Gloria Maria morreu em fevereiro, em consequência de uma metástase de câncer de pulmão diagnosticado em 2019 e que atingiu o cérebro. A jornalista inaugurou uma forma única de fazer reportagens, abandonando o distanciamento adotado até então pelos profissionais para experimentar o que mostrava, se envolver com personagens, e deixar falar a emoção. Em 50 anos de carreira, teve momentos icônicos como entrevistas com Michael Jackson e Madonna, a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista, em 1996, e numa fase mais light, a matéria na Jamaica em que fumou maconha, durante um ritual local, e viralizou.
Rita Lee
Aos 75 anos, Rita Lee deixou órfãos todos os que a consideravam a rainha do rock brasileiro, com uma intensa carreira nos palcos como cantora e compositora, grandes sucessos de mercado, como “Doce Vampiro” e “Baila Comigo”. O amor com o marido Roberto de Carvalho e a postura sempre libertária e presente nos debates culturais de maneira irreverente ficaram na memória dos fãs.
Aracy Balabanian
Presente na memória dos brasileiros com personagens marcantes como a Dona Armênia de “Rainha da Sucata” – uma homenagem à origem de sua família – e a Cassandra de “Sai de Baixo”, a atriz morreu em agosto, aos 83 anos. Já estava afastada da telinha desde 2019, quando fez seu último trabalho no especial natalino “Juntos a Magia Acontece”.
SEPARAÇÕES BOMBÁSTICAS
Foi difícil de acreditar no fim
Sandy e Lucas
Ninguém achava que seria possível acabar. Desde que começaram a namorar, ainda adolescentes, o relacionamento de Sandy e Lucas Lima, apesar de idas e vindas no começo, parecia um dos mais sólidos do meio artístico. Pais de Téo, de 9 anos, eles estavam juntos há praticamente 24 anos, 15 deles como marido e mulher. Também há anos se tornaram grandes parceiros profissionais, desde a cantora terminou a dupla com o irmão Junior Lima e seguiu em carreira solo. “A gente conseguiu enxergar que esse era o melhor caminho”, disseram em nota conjunta. Ainda pouco convencidos de que tanta civilidade não é a paixão resistindo, os fãs insistem em ver indícios de reconciliação. Os dois negam e seguem amigos.
Ana Hickmann e Alexandre Correa
A separação da apresentadora da Record do marido e até então empresário e sócio veio entre cenas de violência doméstica, B.O. na delegacia por agressão física e que desaguaram em um enorme repertório de denúncias de relacionamento tóxico, fraude e desvio de dinheiro, além de uma dívida milionária e um processo de recuperação judicial. Além das medidas protetivas, os dois brigam na Justiça em relação aos bens e também pela guarda do filho.
Preta Gil e Rodrigo Godoy
A traição de Rodrigo documentada pelos sites de fofoca com a amiga e personal stylist de Preta Gil, enquanto ela lutava pela vida, diante de um diagnóstico de câncer de intestino e seguidas internações, levou fãs à revolta diante da separação da cantora e do personal trainer. Depois disso, Preta falou mais de uma vez de muito franca em suas redes sociais e em entrevistas sobre a dor da traição em um momento tão vulnerável.
COMEMORAÇÕES
Datas para festejar trajetórias
Angélica cinquentou
Longe da TV, Angélica ganhou comemoração especial no programa do marido, Luciano Huck, para festejar seus 50 anos, a maior parte deles dedicados à carreira artística iniciada ainda na infância. Ela se emocionou com as homenagens dos três filhos, de amigos e familiares, e com as lembranças de carreira desde que era apresentadora infantil. Voltou à tela no streaming, com o programa “50 e Tanto”, em que conversa com várias mulheres famosas de diferentes perfis sobre os mais variados assuntos, entre eles a sexualidade da mulher madura.
E Ivete trintou
Ivete Sangalo sacudiu o Maracanã em uma megacomemoração de seus trinta anos de carreira, com um show com direito à participação dos filhos, produção grandiosa e transmissão ao vivo pela TV Globo, mostrando que ela, que há anos vem apresentando vários programas na emissora, é a grande musa da casa.