VARANDA MUSICAL

Joelma Kláudia se irrita com varanda de Liah Soares no Círio

Cantora reclamou do som alto da apresentação de Liah, que abafou sua homenagem.

Joelma Kláudia se irrita com varanda de Liah Soares no Círio Joelma Kláudia se irrita com varanda de Liah Soares no Círio Joelma Kláudia se irrita com varanda de Liah Soares no Círio Joelma Kláudia se irrita com varanda de Liah Soares no Círio
Joelma Kláudia. Foto: reprodução Instagram
Joelma Kláudia. Foto: reprodução Instagram

O Círio de Nazaré é sempre um momento de fé e devoção que emociona e atrai olhares de todo mundo. A visibilidade da festa tem sido cada vez mais aproveitada por artistas que se encantam com a manifestação de fé, em especial por cantores, que fazem questão de homenagear Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão. Só que nem tudo são flores!

As apresentações musicais nas varandas são populares, mas uma delas irritou a cantora Joelma Kláudia. A artista paraense criticou outra filha da terra, a cantora Liah Soares, por ter se apresentado em uma varanda com o som alto. Joelma tradicionalmente se apresenta no espaço da Codem, na Avenida Nazaré, mas teve o som de sua homenagem abafado pela varanda de Liah, que foi instalada do outro lado. No Instagram, Joelma soltou o verbo.

“Todo mundo resolveu esse ano fazer varanda, baseado na varanda da Fáfá de Belém, que a ‘bicha’ faz história e abre caminho, muita gente copia. A Liah Soares decidiu fazer uma varanda na nossa frente, em frente à Codem. (…) Ela se instala quase na nossa frente, com um som bem mais alto, dez vezes mais potente que esse nosso. Quando ela começa a banda, ninguém se ouve. Um desrespeito com uma varanda clássica de Belém (Codem), com quem está aqui há anos. Não se pode mais cantar porque a Liah decidiu que só ela que canta. Eu acho uma sacanagem”, desabafou.

O vídeo em carrossel tem um outro trecho em que Joelma Kláudia questiona uma devota sobre o que ela acha de tocarem a Marcha do Vestibular de Pinduca na homenagem para a Nazinha, ao que a senhora critica: “eu não gostei dessa mistura”. Joelma concorda: “Quem passou no vestibular vai na procissão agradecendo em silêncio”.

Além dos vídeos, Joelma postou um texto em sua publicação.

“Neste ano muitas varandas surgiram em Belém e uma galera fez com o mínimo de responsabilidade que é a de não se ‘instalar’ perto das estruturas clássicas já estabelecidas. Se não houver alinhamentos, daqui a pouco as varandas vão parecer Salinas onde a procissão vai passar e não vai saber a que som ouvir. Fafá de Belém abriu os caminhos, mas vamos ter um pouco de empatia com o real devocional durante o Círio. O trabalho da Lia Soares é lindo e não se aplica ao talento da artista. Foi feio e, depois que a Nazinha passou, a mesma varanda começou a cantar a música do vestibular “alô alô papai, alô mamãe”. Que show da Xuxa é esse?”, ironizou. Em tempo: Pinduca foi um dos convidados de Liah na apresentação.

Veja a postagem:

Nos comentários, internautas apoiaram Joelma.

“Eu apenas acho que tem que ter limites independente de quem seja. Isso acontecer no Carnaval da Bahia a gente até entende mas em um evento religioso????? Sem culpar ninguém nem querer desqualificar o que já é clássico ( ?????? ) Clássico é o Círio do povo, de todos!”, postou o perfil @marciamcult.

Liah Soares em sua varanda. Foto: Reprodução Instagram

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Liah Soares para obter um posicionamento sobre as críticas. Assim que houver um retorno a reportagem será atualizada.