ENTREVISTA

Gaby Amarantos conta como perdeu 25 quilos e fala sobre separação

Descubra como Gaby Amarantos conquistou uma vida mais saudável e leve. Veja como a cantora perdeu peso e melhorou sua resistência física.

A cantora ainda se pega estranhando as novas medidas.
A cantora ainda se pega estranhando as novas medidas.

Pode elogiar que Gaby Amarantos gosta. “Emagreci, estou saudável, está tudo certo”, diverte-se a cantora, que despertou a curiosidade do público ao surgir visivelmente mais magra quando postou cliques de biquíni no fim do ano passado. Na época, ela tinha perdido 25 quilos. Já se foram mais cinco. Independentemente da balança, que agora marca 67kg, a artista avisa: não é nenhum remédio da moda.

– As pessoas se surpreenderam porque fiz um ensaio de biquíni, mas já estou nessa há dois anos, com dieta, malhando com personal e toda uma equipe que me auxilia – diz a paraense, de 46 anos.

A virada começou ao notar a baixa resistência física após seus shows, nos quais dança bastante. Os exames trouxeram um o resultado assustador para quem tem casos na família. Estava pré-diabética:

– Meu irmão faz hemodiálise três vezes na semana por conta da diabetes e está na fila do SUS esperando um rim. Eu tenho uma tia que morreu por causa da doença. Outro tio quase precisou amputar uma perna… Eu não posso me deixar adoecer. Tomei uma atitude drástica, precisava mudar meu estilo de vida.

A artista não precisou romper apenas com velhos hábitos. Isso envolvia mudar também a imagem, ou bandeira, que esperavam dela.

– Há gente que se sente traída por eu ter emagrecido. Eu estava feliz antes, mas, quando começa a afetar a saúde, tem ali uma linha tênue. Tem muita gente que é gorda, está muito bem assim, e com os exames em dia. Assim como tem muita gente magra que está com a saúde ferrada. A ideia do movimento corpo livre é justamente ter a possibilidade de exibir a forma que quiser.

A cantora ainda se pega estranhando as novas medidas.

– Estou usando biquíni P. Mas acabo pedindo calcinha M para não ficar pequeno. Aí a peça é grande. Realmente, emagreci muito. Estou me acostumando. – diz. – Tem sido ótimo fazer o show todo usando salto sem dor no joelho. Sempre me amei de todas as formas, mas seria hipocrisia dizer que essa mudança não tem me trazido benefícios.

Esta não é a primeira vez que Gaby vê diferenças na balança. Em 2013, o público pôde acompanhar esse movimento no “Medida certa”, do “Fantástico”:

– Eu sou uma sanfoninha. Já tive 60kg, fui para mais de 100kg, caí para 70kg. Já fiz cirurgias plásticas, abdominoplastia… Sempre falei sobre isso. Fiz porque queria. Isso não me deixa engordar no abdômen, mas a gordura vai para outros lugares. Já segui dietas, emagrecia, e, uma semana depois, tinha rebote. Não tinha a disciplina da alimentação ou do exercício.

Agora, ela brinca que virou o que mais criticava: marombeira viciada em academia.

– Eu realmente faço 300 abdominais. É que sou da geração da Xuxa, que colocava as crianças para fazerem exercícios na frente da TV (risos). Depois é que me desconectei. Também tenho uma equipe toda cuidando de mim. Minha dermatologista é maravilhosa. Quando a gente perde muito peso, se não cuidar do rosto, tudo cai, né, amor? Também faço várias coisinhas em clínica de estética. Adoro! – diz. – Brinco que estou pesando comida e contando gema de ovo, mas, quando vou a Belém, como açaí, peixe frito, charque, sorvete… em quantidade menor.

A artista chegou a ouvir que a virada de chave para emagrecer veio após o término de dez anos de casamento com o fotógrafo Gareth Jones. Não é bem assim:

– Obviamente, com uma separação, a gente tem mais tempo para cuidar da gente.

Oficialmente, eles se separaram em junho de 2023. Mas o anúncio público foi feito em novembro de 2024:

– Meu ex-marido foi uma pessoa amorosa, errou tentando acertar, e eu da mesma forma. Ninguém foi traído. Existem casais que terminam, e está tudo bem. Estamos felizes de outra forma, e continuamos a nos amar, só que de outro jeito.

Já no que diz respeito aos amores de verão…

– Estou curtindo esse momento de ser gostosa, ter caras me querendo. Nunca tive essa fase na vida.

E que fase. Em 2023, a cantora ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música regional. Em 2024, retornou às novelas para reviver a cantora Emília Pereira, sua personagem em “Além da Ilusão” (que surge como rainha do rádio em “Garota do momento”), e ainda viu sua música virar patrimônio cultural e imaterial do Pará. Agora, em 2025, estará em evidência como embaixadora do evento do Rock in Rio na Amazônia, com shows durante a COP-30, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, no Pará:

– Nosso estado é tendência, estamos com autoestima alta por ver nossa música ser reconhecida. A cultura é a forma mais inteligente e estratégica de trazer os olhos do mundo para a Amazônia, reforçando a necessidade da preservação.

Texto de: Leonardo Ribeiro (AG)