Entretenimento

Fafá de Belém celebra a carreira no Sem Censura

Artista recebe amigos e parceiros, além de cantar sucessos no programa da TV Brasil. Foto: TV Brasil
Artista recebe amigos e parceiros, além de cantar sucessos no programa da TV Brasil. Foto: TV Brasil

Com sua voz potente e personalidade cativante, a diva Fafá de Belém é reverenciada na edição temática do Sem Censura que a TV Brasil apresenta nesta sexta (21), às 16h. A cantora e compositora bate um papo sobre a sua trajetória e recorda os quase 50 anos de carreira na entrevista exclusiva para a anfitriã Cissa Guimarães. O conteúdo fica disponível no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.

A atração inédita tem a presença de vários convidados. A conversa na tradicional bancada da emissora pública recebe amigos e parceiros artísticos da homenageada. Participam da celebração o crítico musical Mauro Ferreira, o cantor e compositor Arthur Espíndola, e o DJ Zé Pedro, que também é produtor musical, apresentador e escritor. A debatedora é a jornalista especializada em música, Fabiane Pereira.

No ‘sextou’ do programa, a artista que tem mais de 30 álbuns gravados e 15 milhões de discos vendidos entoa grandes clássicos que marcaram sua produção. Fafá de Belém canta sucessos como “Nuvem de Lágrimas”, “Emoriô”, “Vermelho”, “Abandonada” e “Nossa Senhora”, entre outras canções.

Durante o animado encontro no Sem Censura, Fafá de Belém revela passagens marcantes de sua vida e obra. Os convidados destacam a importância da célebre artista que colocou os músicos do Pará no mapa da cultura brasileira nos anos 1970, quando ela iniciou a carreira artística.

Entre os temas abordados estão as trilhas sonoras de novelas que embalam gerações, a relevância da família, a luta pela democracia no país e o papel da religiosidade em sua história. “É uma missão, é um legado que deixo para o meu povo paraense”, resume, emocionada, ao se referir a sua devoção.

Com dupla nacionalidade, Fafá de Belém também é reconhecida e considerada um ícone em Portugal. A artista vai do forró ao sertanejo, canta do fado à música romântica. Independentemente do estilo, a diva é sinônimo de talento e carisma no palco e no trato com os fãs.

O jornalista e crítico musical Mauro Ferreira analisa a contribuição da musa com curiosidades pitorescas, enquanto o cantor e multi-instrumentista Arthur Espíndola, conhecido por fazer o samba amazônico, conta detalhes da paixão genuína da homenageada pela sua região de origem.

O amigo Zé Pedro comenta a importância da cantora paraense no cenário da MPB. Com seu jeito hilário de ser, o DJ e produtor musical recorda histórias inéditas como a ocasião em que ele conheceu Fafá de Belém num show da estrela no Rio de Janeiro quando foi pedir autógrafos da já consagrada cantora.