MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA

Claudia Leitte será investigada por suposto racismo religioso

MP-BA inicia investigação sobre denúncia de racismo religioso envolvendo Claudia Leitte por substituir Iemanjá por Yeshua em uma música.

Evangélica, Claudia Leitte evita citar os orixás das letras de Axé Music. Foto: Facebook
Evangélica, Claudia Leitte evita citar os orixás das letras de Axé Music. Foto: Facebook

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou uma investigação sobre uma denúncia formal contra a cantora Claudia Leitte, que é acusada de praticar intolerância e racismo religioso ao substituir o nome de Iemanjá, Orixá das Águas, por Yeshua (Jesus, em hebraico), na letra de sua música “Caranguejo (Cata Caranguejo)”.

A denúncia foi feita por Jaciara Ribeiro, yalorixá e líder do Ilê Axé Abassa de Ogum, e o inquérito foi instaurado pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). A promotora Lívia Sant’Anna Vaz ficará responsável pela apuração e decidirá os próximos passos da investigação.

O MP-BA destacou que o procedimento tem como objetivo investigar a possível violação de bens culturais e direitos das comunidades religiosas de matriz africana, devido ao ato de racismo religioso, sem excluir a possibilidade de responsabilização criminal. A controvérsia surgiu após a divulgação de um vídeo em que Claudia Leitte, durante um show no projeto “Soul de Rua”, em Salvador, no dia 14 de dezembro, alterou a letra da música para dizer “Eu canto meu Rei Yeshua”, no lugar de “Saudando a rainha Iemanjá”. A cantora, que se tornou evangélica em 2014, provocou críticas de grupos religiosos e culturais pela mudança.

Após o ocorrido, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, se manifestou nas redes sociais criticando a alteração nas letras das músicas de Axé que mencionam os Orixás, sem citar diretamente Claudia Leitte. Ele afirmou que, ao reescrever a história e excluir os nomes dos Orixás, o ato configura racismo, o que, segundo ele, reforça práticas erradas do passado.

Por outro lado, o cantor Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte, garantindo que as críticas feitas à cantora são exageradas. Brown declarou em entrevista que Claudia Leitte não é uma pessoa racista e sempre demonstrou respeito pela diversidade cultural e religiosa da Bahia. Até o momento, Claudia Leitte não se posicionou sobre a situação.