Durante um show realizado no sábado (2) na Festa de Agosto, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, o cantor Nattan protagonizou uma cena que gerou ampla repercussão nas redes sociais. Em uma brincadeira no palco, ele ofereceu R$ 1 mil via PIX para quem aceitasse beijar uma mulher com nanismo, que havia sido chamada ao palco durante a música “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo.
A mulher foi erguida nos braços por Nattan, lançada para o alto e, em seguida, colocada sobre um caixote. O cantor então convidou um homem do palco para beijá-la, mas este recusou. Depois, se dirigiu a outro homem nos bastidores, que também negou. Na sequência, Nattan chamou um cinegrafista da transmissão do evento, dizendo: “Ele pode até perder o emprego, mas os mil reais ele não perde”.
O cinegrafista aceitou o convite, subiu ao palco e beijou a mulher enquanto o cantor continuava a apresentação e segurava a câmera. Ao final, o cinegrafista levou a mulher nos braços para os bastidores. O vídeo foi publicado tanto por Nattan quanto pelo próprio cinegrafista, identificado como Marcos Ferreira, que comentou: “Quando o beijo vale mil e ainda vem com risada e bolso cheio… Aí sim é trabalho com gosto”.
Inicialmente, o vídeo foi postado no Instagram de Nattan com a legenda “BEBÊ REBORN saliente da gota 😂”, em tom de deboche. Após repercussão negativa, a legenda foi modificada para “casal saliente da gota”. Em comentário na página do g1, Nattan afirmou que também pagou R$ 1 mil à mulher e que costuma promover esse tipo de interação em seus shows.
Reações e Críticas
A atitude do cantor gerou forte reação da Associação Nanismo Brasil (Annabra), que publicou nota de repúdio. A entidade afirmou que a mulher foi exposta ao ridículo, e que a ação reforça preconceitos contra pessoas com deficiência.
“A exposição da mulher com deficiência em um ato de escárnio público fere não apenas a vítima direta, mas toda a nossa comunidade, que diariamente luta por respeito, acesso à saúde, educação e inclusão social”, declarou a associação. A Annabra informou ainda que irá acionar o Ministério Público para que o caso seja investigado e eventuais medidas legais sejam tomadas.
Com informações do G1 Pernambuco.