Entretenimento

Cantor gospel paraense mostrou talento no “Altas Horas”

foto: reprodução/ Instagram
foto: reprodução/ Instagram

O paraense Eric Fernando, de 33 anos, participou do quadro “Altas Promessas”, uma competição entre artistas de todas as regiões do país interpretando canções do gênero gospel nacional, no programa “Altas Horas” (Globo). A música “Ao Único” foi escolhida pelo cantor para a competição. E apesar de não receber os votos necessários para seguir na disputa, ele saiu colecionando elogios do juri técnico.

Com direção musical de Michael Sullivan, o quadro conta com jurados fixos e artistas convidados. Dentre os fixos, estão os cantores e especialistas em música gospel: Soraya Moraes, ganhadora de quatro Grammys Latinos; e Ton Carfi, indicado a quatro troféus Talento, principal reconhecimento do gênero.

Ao paraense, Soraya foi só elogios. “Uau, a gente tem melismas, a gente tem um tenor pleno. A gente tem tudo aí, Eric. Parabéns, gostei muito das surpresas do final. Você deu uns arranjos na melodia original e estava te ouvindo fechando o olho, pensava ‘agora já foi’. E depois, tinha mais. É muito gostoso quando a gente começa a não fazer a música reta, não igual, mas sempre crescendo e tendo surpresas”, avaliou.

https://www.instagram.com/reel/ClgkeECvgxm/?igshid=ZmVmZTY5ZGE=

“Eu diria mais, Soraya: não é um tenor, mas um contratenor, que em um coral, pode cantar junto com os contraltos. A sua voz é um médio, agudo muito top. Melismas também muito bem executados, afinação muito boa também. Parabéns”, completou o jurado técnico Ton Carfi.

Eric conta que esteve em paz com sua apresentação. “No meu coração, eu não pensava em competir, mas em levar a palavra de Deus para que as pessoas fossem alcançadas e dizer que, nós do Norte, temos voz em todos os sentidos. Dei meu melhor, estou com sentimento de dever cumprido, porque sei que foi o melhor”. Ele também se diz grato pela repercussão e por representar a Assembleia de Deus, em Belém. “Enfatizei muito a questão do Norte porque amo muito a nossa região. Disse o quanto a nossa região é cheia de talentos, ritmos e eu sou uma dessas vozes e talentos que existem”.

Para o artista, o programa foi uma ponte para outras boas conquistas que Deus está fazendo em sua vida. “Apesar de não ser classificado para a final, saí dali com muitas oportunidades e muitas propostas. E estou analisando tudo o que está surgindo para que em breve, eu possa fazer um trabalho legal e continuar representando a minha cidade e o meu estado”, revelou.

Em seu depoimento no programa, Eric contou que o tio dele tinha uma aparelhagem. “Eu ia junto com ele para cantar nos lugares e, a partir dali, vi que a música já vinha fazendo parte da minha vida”. O músico ainda elogioua proposta. “O programa está nos dando um presente com esse quadro. Acredito que chegou num momento excelente pra gente ter a vez de apresentar nossa arte e nossa música cristã”.

O candidato disse que foi inscrito por terceiros na competição e tudo foi uma surpresa para ele. “Uma família muito querida de Macapá me inscreveu no programa e foi tudo muito rápido. Eu não esperava, estava fazendo uma viagem em São Paulo. Depois, em Brasília, recebi uma ligação da Globo, dizendo que tinha sido selecionado para participar do quadro. Fiquei assustado, achando que era um trote”, lembra.

O produtor musical Michael Sullivan foi quem mandou uma mensagem para o paraense dizendo que queria falar com ele. “Falou que eu tenho talento e uma voz incrível. Fiquei muito admirado porque Michael Sullivan é o maior compositor do Brasil. E aí ele falou sobre a música que eu ia fazer no programa e tínhamos que gravar a música para o quadro no estúdio”, conta.

ALTAS PROMESSAS

Eric Fernando conta que começou a cantar desde os seus seis anos de idade. “Entrei na igreja aos 12 anos e cantar mesmo tem uns 20 anos”. Ele tem um CD gravado e músicas nas plataformas digitais. “Eu Não Sou Mais Órfão” é a música mais tocada. Além da voz, existe uma história de muita superação.

“Cantar é minha vida. É meu respirar, vivo da música hoje, amo a música e tudo para mim é música. Está saindo, em breve, uma música da Harpa Cristã. Ela se chama ‘O Bondoso Amigo’. Cantar para Deus para mim é um estilo de vida, é algo que eu não posso deixar de fazer porque me sinto morto se não fizer”, diz ele.

O produtor musical Rodrigo Santos, parceiro de Eric, contou que a participação dele no programa foi merecida. “Fico feliz com cada realização dele. A voz dele pode ser classificada como um tenor, ele tem um alcance bem extenso, alcança muitas notas altas, e a gente não acredita que um homem possa alcançar aquelas notas que ele alcança. A gente ficou surpreso com a participação dele, mas gostamos da performance vocal que ele fez. Pra gente, ele foi bem melhor do que todos os outros participantes. Acho fantástico a Globo abrir espaço para o segmento gospel, um dos maiores do mercado musical. Também fico feliz de o Eric ter sido representante da Assembleia de Deus e fico ainda mais feliz de ver o crescimento dele na carreira musical e ministerial”, ressaltou.

Texto: Wal Sarges