ÚLTIMO ADEUS

Camisetas, flores e música: homenagem a Preta Gil celebra sua luz no adeus final

Nesta sexta-feira (25), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi palco de uma emocionante despedida à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo

Último adeus a Preta Gil emociona o Brasil no Theatro Municipal do Rio
Último adeus a Preta Gil emociona o Brasil no Theatro Municipal do Rio. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (25), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi palco de uma emocionante despedida à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. A artista lutava contra a doença desde janeiro de 2023.

O velório teve início às 9h30, com portões abertos ao público, como era desejo da própria cantora. Fãs formaram filas desde cedo para prestar suas homenagens. A Prefeitura do Rio organizou um esquema especial, com gradis na área externa para controle do público. Por volta das 14h, a cerimônia foi encerrada, e o local fechado.

No saguão do teatro, diversas coroas de flores se destacavam, enviadas por amigos, admiradores e autoridades. Entre os homenageadores estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja, que enviaram uma coroa com a mensagem: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra a sua luz.”

A trilha sonora do velório, com músicas animadas e afetivas, foi escolhida por Gominho, melhor amigo da artista, que revelou que a playlist foi montada com músicas que os dois costumavam ouvir juntos. A intenção, segundo ele, era manter o alto astral, mesmo em um momento de tanta dor.

Presença de Famosos e Familiares

Famosos como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Carolina Dieckmann, Tiago Abravanel, Taís Araújo, Luís Miranda, Sabrina Sato, Malu Mader, Nicolas Prattes e Margareth Menezes compareceram à despedida. Alguns dos ex-companheiros da cantora, como Caio Blat e Rafael Dragaud, também marcaram presença. O último affair de Preta, o cantor O Kannalha, esteve visivelmente emocionado.

O filho de Preta Gil, Francisco Gil, esteve presente ao lado da namorada, Alane Dias, assim como outros familiares próximos, entre eles Flor e Maria Gil. Gilberto Gil, pai da artista, chegou ao local no fim da cerimônia, abalado.

Cerimônia Íntima e Homenagens

Alguns amigos e familiares usavam uma camiseta personalizada com o rosto de Preta estampado, acompanhada da frase: “Preta tudo. Amor sempre foi ação.” Outros escolheram vestir branco, em sinal de respeito e espiritualidade, conforme o costume do Candomblé, religião que Preta seguia.

Uma segunda cerimônia, mais íntima, acontece no Cemitério e Crematório da Penitência, na zona portuária do Rio, com previsão de término às 17h. Esta etapa final da despedida será restrita a familiares e amigos mais próximos.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.