Dr. Responde
BBB 23: veja se voz rouca de Bruna Griphao pode ser causada pelo cigarro
Assuntos
Dr. Responde
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Conhecida pela sua carreira de atriz, Bruna Griphao é uma das participantes do BBB 23 (Globo) deste ano e a sister impressionou os espectadores com seu hábito de fumar cigarro. Em diversos momentos do programa, a atriz apareceu fumando na casa mais vigiada do Brasil.
RISCOS ÀS CORDAS VOCAIS
Em conversa com a reportagem, a Dra. Viviane Martori Pandini, especializada em Otorrinolaringologia pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP-SP), contou os riscos acometidos às cordas vocais pelo excesso de consumo de cigarro.
“Fumar é um grande fator de risco para desenvolver uma doença nas pregas vocais, chamada Edema de Reinke. Trata-se de um inchaço localizado no espaço de Reinke, que fica logo abaixo do epitélio que recobre as cordas, e qualquer fumante pode ter.”
ALTERAÇÃO NA VOZ
Viviane contou que o inchaço pode alterar a voz, mas não faz ela sumir. “Esse inchaço altera a qualidade vocal, deixando-a rouca e de tom grave. O inchaço se instala ao longo de anos e a voz vai ficando gradativamente rouca, mas não ‘some'”.
Viviane também contou pode haver uma melhora na voz se o quadro for leve. “Se o edema de Reinke for leve e o paciente parar de fumar, a voz pode melhorar. Em quadros mais graves, o inchaço deforma as pregas vocais e melhorar a qualidade vocal é mais difícil.”
De acordo com Viviane, a alteração de voz também afeta cantores, além da fala.
CUIDADOS
Viviane recomenda que fumantes façam exames preventivos regularmente. “Todo tabagista deve procurar o otorrinolaringologista, pois fumar pode causar, além do edema de Reinke (que é benigno), câncer de laringe. Exames preventivos devem ser realizados anualmente.”
Mais Notícias
Mais artigosAVANÇO NA MEDICINA
Novo colírio aprovado nos EUA pode substituir os óculos por horas
Desenvolvida pela biofarmacêutica LENZ Therapeutics, a solução oferece uma alternativa não invasiva e temporária, com ação que pode durar até 10 horas.
SAÚDE
Estudo liga uso de paracetamol na gravidez a maior risco de autismo e TDAH em crianças
O uso do analgésico paracetamol por mulheres durante a gestação está ligado a um maior risco de transtornos de neurodesenvolvimento nos filhos.
PESQUISA
Consumo abusivo de álcool entre mulheres dobra em 17 anos no Brasil
O consumo abusivo de bebidas alcoólicas entre mulheres brasileiras praticamente dobrou entre 2006 e 2023, passando de 7,7% para 15,2%.
FIQUE ATENTO
Como identificar se seu pet está com dor e quando buscar ajuda
Por instinto de sobrevivência, muitos pets escondem sintomas de dor. Por isso, é essencial que o tutor esteja atento
SINTOMAS, TRATAMENTO E O QUE FAZER
Cálculo renal afasta técnico do Paysandu; veja como evitar o problema
Conhecido popularmente como pedra nos rins, o cálculo renal ocorre quando substâncias minerais se acumulam no sistema urinário.
TEXTURIZADAS E FINAS
Ministério da Saúde distribui dois novos modelos de camisinha; confira
O Ministério da Saúde passou a distribuir gratuitamente dois novos modelos de preservativos no SUS: texturizados e finos, além da versão tradicional.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade