Pelo segundo ano em Belém para a cobertura especial do Círio de Nazaré, a apresentadora Cátia Fonseca, apresentou o programa “Melhor da Tarde” na tarde de sexta-feira (11), direto da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha. O programa contou com a participação da cantora Fafá de Belém e do colunista do Diário do Pará, Marcelo Pinheiro.
A apresentadora da Band que já viveu as celebrações do Círio de Nazaré em 2022, comenta que desta vez o sentimento é diferente. Segundo Cátia Fonseca, ao descobrir os lugares da cidade durante o período do Círio em 2022, fez os sentimentos brotarem. Contudo, após ter experienciado e se aprofundado na cultura e no simbolismo da festividade para a identidade local, desta vez o clima se torna ainda mais mágico.
“Acho que agora a gente está se aprofundando mesmo para entender essa Belém do Pará, nesse momento do Círio, de um jeito diferente, porque talvez na primeira vez a gente não tivesse ainda essa vivência de sentir o Círio de Nazaré. Então, para mim, está sendo mais mágico do que já era. Estou mais integrada mesmo, unificada, entendendo e sentindo muito mais toda essa atmosfera”, destaca a apresentadora.
Cátia Fonseca também não poupou elogios ao se referir à cordialidade do povo paraense. “O povo paraense é um povo extremamente acolhedor, é um carinho diferente. O paraense é aquela pessoa que te encontra na rua e te dá aquele abraço tão gostoso! É uma energia boa, natural, e acho que isso tem me alimentado mais ainda”, afirma.
No total, quatro programas do “Melhor da Tarde” vão ser transmitidos da capital paraense pela RBATV/Bandeirantes. O próximo será neste domingo de Círio (13), das 11h45 às 12h15, levando todos os detalhes e histórias da manifestação religiosa para todo o Brasil. Outros dois ocorrem diretamente da Estação das Docas, nos dias 14 e 15 de outubro, às 14h30.
“Especialmente no domingo, vamos estar em frente à Basílica mostrando a chegada de Nossa Senhora de Nazaré e também mostrando a devoção das pessoas e falando com os romeiros para que outras pessoas que não estão participando do Círio de Nazaré, comecem a entender essa manifestação religiosa”, conta.
Ainda sobre a festividade, a apresentadora destaca que para ela o mais importante hoje, é passar o quanto esse sentimento faz a diferença, uma vez que não é toda e qualquer festa que reúne cerca de 2 milhões de pessoas em um único só propósito. “Você não tem briga, você só tem fé! Fé, amor, dedicação e empatia de verdade. Como você fala que isso é possível? E aqui, Belém do Pará, mostra que isso é possível. Como comunicadora, me vejo não na obrigação, mas na oportunidade de poder fazer isso, e para mim é gratificante”, pondera.