
Conhecido pelo comando do programa de culinária MasterChef do Reino Unido, o apresentador Gregg Wallace foi demitido do posto após um relatório destacar 83 denúncias de abusos contra ele. As acusações englobam um período de 19 anos: de 2005 a 2024.
Segundo a BBC, ao menos 45 delas, que incluem contato físico indesejado e nudez, foram confirmadas. A maioria das alegações está relacionada a linguagem e humor sexual inapropriados, mas também comentários culturalmente insensíveis ou racistas.
Ao portal, Wallace disse que “nunca teve a intenção de prejudicar ou humilhar” ninguém e que estava “profundamente arrependido por qualquer sofrimento” causado por seu comportamento.
Esse inquérito foi conduzido por um escritório de advocacia independente e ordenado pela Banijay, a produtora por trás do reality gastronômico. A iniciativa se deu após uma investigação da BBC News revelar o caso.
Durante o inquérito, Wallace recebeu o diagnóstico de autismo e, ainda segundo a BBC, teria usado isso para tentar explicar parte de seus atos.
Dessa forma, enfrentou o descontentamento de instituições de caridade para autistas e outras organizações que trabalham com pessoas com deficiência.
Algumas ex-participantes do MasterChef acusaram o apresentador de atitudes inapropriadas. Uma delas disse que ele já baixou a calça na frente dela. Uma outra contou ao site que ele teria feito comentários e insinuações sexuais para ela.
LEONARDO VOLPATO