A cantora Alcione causou burburinho nas redes sociais após declarar que faria uma “macumbinha” para que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “deixe o Brasil em paz”. A declaração foi feita no último sábado (2), em meio à insatisfação com as tarifas impostas por Trump ao Brasil.
A artista de 77 anos também aproveitou para defender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmando: “Larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso”. A fala ocorreu poucos dias antes do ministro determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, por descumprimento de medidas restritivas.
O governo americano reagiu à decisão com uma nota oficial, condenando a prisão e ameaçando responsabilizar aqueles que apoiassem Moraes. A coincidência entre a promessa espiritual de Alcione e a prisão de Bolsonaro rapidamente se tornou um fenômeno na internet, dando origem a memes e debates nas redes sociais.
Independentemente de crenças, o episódio mostra como cultura, política e espiritualidade se entrelaçam no cenário brasileiro atual, com um toque de humor que só as redes sociais conseguem criar.