CRIATIVIDADE

Aguinaldo Silva diz que bebia para escrever ‘Vale Tudo’

Autor revelou bastidores inusitados da escrita da versão original da novela cujo remake está em exibição na Globo.

Aguinaldo Silva diz que bebia para escrever ‘Vale Tudo’ Aguinaldo Silva diz que bebia para escrever ‘Vale Tudo’ Aguinaldo Silva diz que bebia para escrever ‘Vale Tudo’ Aguinaldo Silva diz que bebia para escrever ‘Vale Tudo’
Aguinaldo Silva. Foto: Divulgação
Aguinaldo Silva. Foto: Divulgação

Com a exibição do remake de ‘Vale Tudo’ na última segunda-feira (7), uma das cenas mais marcantes da teledramaturgia brasileira voltou a repercutir nas redes: o momento em que Raquel (Taís Araujo) rasga o vestido de Maria de Fátima (Bella Campos) após descobrir as mentiras da filha. A sequência homenageia a versão original da novela, exibida em 1988, com Regina Duarte e Glória Pires nos mesmos papéis.

Em meio à nostalgia, Aguinaldo Silva, um dos autores da trama original ao lado de Gilberto Braga e Leonor Bassères, revelou detalhes curiosos sobre os bastidores da criação. Em uma publicação feita nesta terça-feira (8), o roteirista contou que costumava beber antes das reuniões de roteiro, como forma de “calibrar” a criatividade.

Bastidores da Criação de ‘Vale Tudo’ Revelados por Aguinaldo Silva

“As reuniões eram adaptadas ao horário do Gilberto Braga, que só acordava no fim da tarde. Antes de ir, eu passava numa churrascaria para comer picanha e tomar duas caipirinhas. Só assim para escrever os embates entre Raquel e Odete Roitman”, brincou Silva.

Ele ainda comparou os tempos da máquina de escrever com os dias atuais: “Naquela época, éramos obrigados a acertar de primeira. Hoje, a gente escreve, reescreve e… mesmo assim, ainda não fica bom. Nem para a gente, nem para esse malvado chamado ‘público’”, concluiu com bom humor.