DELÍCIA!

Do café ao lanche: veja como preparar a tapioca perfeita com poucos ingredientes

A tapioquinha é um alimento popular e de rápido preparo, comum em várias regiões do Brasil, com destaque para o Norte e Nordeste. Entenda o preparo!

Reprodução
Reprodução

A tapioquinha é um alimento popular e de rápido preparo, comum em várias regiões do Brasil, com destaque para o Norte e Nordeste. Tem presença garantida no café do paraense e pode ser recheada de diversas formas: com manteiga, molhada no leite de coco ou com queijo. Basta uma frigideira e uma boa goma para garantir uma receita rápida, nutritiva e saborosa. 

Para preparar a tapioca, a primeira dica é separar a goma, que pode ser comprada em feiras e supermercados. Se ela estiver empedrada, peneire antes de usar para garantir que fique bem soltinha. A goma de tapioca é o ingrediente essencial e, se você quiser, pode adicionar uma pitada de sal para temperar, mas isso é opcional, já que a tapioca pura tem um sabor neutro.

Coloque uma frigideira antiaderente em fogo médio. Caso queira, unte a frigideira com um pouquinho de óleo ou manteiga para garantir que a tapioca não grude. No entanto, isso também é opcional, já que a tapioca tende a não grudar quando a frigideira está bem aquecida. Quando a frigideira estiver quente, espalhe a goma de tapioca de maneira uniforme, formando uma camada fina e homogênea. Não é necessário apertar muito, apenas deixe que a goma se espalhe naturalmente.

Preparo e dicas

Deixe a goma cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos. Você perceberá que as bordas começam a se soltar da frigideira e o centro se firma. Quando isso acontecer, vire a tapioca para que ela cozinhe de maneira uniforme por mais 1 a 2 minutos. Quando a goma estiver firme, retire da frigideira com a ajuda de uma espátula e ela está pronta para ser servida. A tapioca é uma boa fonte de energia, pois é rica em carboidratos de fácil digestão, tornando-se uma ótima opção para antes de atividades físicas ou como uma refeição rápida.

Versatilidade da tapioca

Além do uso da manteiga, é possível usar leite de coco, leite de castanhas ou substituir o pão pela tapioca, transformando a receita em um saboroso sanduíche. Para quem tem alergia ao trigo ou intolerância ao glúten, a iguaria é o prato indicado, pois é livre dessa proteína encontrada nos cereais. Basta usar a criatividade para criar diferentes combinações de recheios e transformar a tapioca em uma verdadeira refeição.


Com informações do Canal da Receita