Uma manhã repleta de brincadeiras populares, jogos tradicionais e com uma programação diversa. Em síntese, envolverá bolhas de sabão, criação de instrumentos musicais sustentáveis, pintura, colagens e desenhos, contação de histórias e muito mais. Tudo isso faz parte do “Circuito do Brincar- Longe das Telas”, que acontece neste domingo, 29, de 9h às 12h, no Teatro Gasômetro e no Parque da Residência, em Belém.
“Eu e o Pedro Lindemayer, conhecido como Pedro Bolha, temos percebido o quanto nossas crianças têm tido mais oportunidade de se conectar com as telas do que com outras pessoas. Em especial seus familiares, que geralmente também estão hiperconectados ao celular. Daí surgiu a necessidade em chamar vários artistas-brincantes que se dedicam a essa temática para criar um Circuito do Brincar com muitas oportunidades para diversão em família”, falou Carmen Ribas, produtora cultural.
Dia tem atividades lúdicas e despedida do Papai Noel
Os participantes terão a possibilidade de construir mandalas e móbiles com elementos naturais durante o evento. Ao mesmo tempo, também poderão ter vivências com percussão, participar de cortejo artístico e ainda, participar da despedida do Papai Noel. Antes de mais nada, ele vai contar para as crianças suas experiências deste Natal!
“Esse evento vai ser um marco para iniciarmos um grande e necessário movimento em prol do brincar em família. Acima de tudo, estar presentes, ter conexão real e não só virtual. Ano que vem pretendemos fazer quatro edições do evento, experimentos sociais sobre o tema e vários diálogos a respeito com pais, mães e educadores”, contou Carmen.
Redescobrindo brincadeiras com criatividade
A proposta vai além do mero entretenimento, pois cria alternativas reais para desconectar das telas e reconectar-se com as pessoas. O evento incentiva a redescoberta de brincadeiras que integram tradição e criatividade. Igualmente, promove uma ambientação lúdica e convidativa. Enquanto isso, oferece um momento de pausa para o celular. É uma oportunidade para que as famílias redescubram a essência do brincar, importantíssimo na infância e por toda a vida.
“Precisamos de crianças com saúde mental e emocional. A humanidade tem muitos problemas a resolver. E precisamos de nossas crianças bem dispostas pra transformar nossa realidade”, destacou Carmen.
Brincar longe das telas é ferramenta para socialização
O uso excessivo de telas tem sido associado a impactos negativos para crianças e adultos. Entre eles, estão atrasos cognitivos e motores, prejuízos na socialização e dificuldade de concentração.
O ato de brincar surge como uma poderosa ferramenta de socialização e de desenvolvimento integral das crianças, pois estimula habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais, de forma natural e prazerosa. Nesse sentido, é por meio do brincar que crianças exploram o mundo, expressam emoções, desenvolvem a criatividade e aprendem a conviver em grupo, ao mesmo tempo construindo habilidades como empatia e cooperação.
Contudo, o ato de brincar não se limita à infância. Ele fortalece vínculos familiares, promove o bem-estar emocional em todas as idades, além de resgatar a essência das interações humanas. Enfim, faz isso em um mundo cada vez mais mediado por telas e tecnologia.
Quem faz o Circuito do Brincar?
Pedro Lindemayer
Ele é conhecido como Pedro Bolha. O artista e produtor é pesquisador da técnica de bolhas de sabão gigantes, e desde 2018 fundou a Faz Me Rir Arte, pela qual desenvolve ações voltadas ao público infantil, familiar e educadores.
Pedro Bolha esteve em espaços e festivais como Musin – Festival de Música na Infância em Vitória/ES, no Sesi e no Sesc, assim como realizando apresentações e oficinas de Bolhas de Sabão Gigantes em mais de 15 cidades brasileiras.
Kadu Santoro
Licenciado em teatro, Santoro é contador de histórias, ator, diretor e arte-educador, com diversos trabalhos produzidos. A peça “Amazônia na Mala” o levou pra diversos festivais pelo país. Principalmente, ele tem o Papai Noel como um dos personagens mais cativantes que interpreta.
Camila Honda
Cantora, ilustradora e arte-educadora, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia. Camila é mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (Portugal). Também foi estagiária da Fundação Calouste Gulbenkian, no setor educativo do Centro de Arte Moderna (LIS-PT) e trabalhou por anos na Assistência Social e Museus.
Juliana Ferreira Tourinho
Arte-educadora, palhaça profissional e idealizadora do projeto em educação infantil Yurta Curumim (@yurtacurumim) no Vale do Capão, Chapada Diamantina/Bahia. Juliana atuou ainda como professora de Artes em escolas de ensino público dos estados do Pará e da Bahia, e também em escolas de Pedagogia Waldorf no Norte e Nordeste. Atualmente, seu principal trabalho envolve pesquisas com ênfase em Criança e Natureza, e Cultura do Brincar.
Daniel Quintanilha
Palhaço, recreador e graduando de Educação Física, Daniel é defensor dos jogos e brincadeiras, assim como amante das atividades lúdicas. Tem experiência em desenvolvimento motor infantil e oficinas de Circo na infância.
Carmem Ribas
Carmem é pedagoga e especialista em Gestão de Projetos Culturais. Atua simultaneamente como Diretora Artística e Produtora Executiva na realização de projetos culturais e eventos artísticos. Além disso, trabalha na formação profissional de produtores culturais.
Fadiany Cardoso
Pedagoga e formanda do curso de pós-graduação em Cultura e Educação. Fadiany trabalha, atualmente, como Assistente de Produção. Ela constantemente participa de diversos projetos sociais que utilizam a arte como ferramenta de transformação.
Aproveite a programação
Circuito do Brincar – Longe das Telas
Quando: 29/12/2024, das 9h às 12h.
Onde: Parque da Residência – Teatro Gasômetro
Como participar?
Os ingressos têm preço promocional no valor de R$ 30, e estarão à venda tanto pelo telefone (91) 98561-0243, como na bilheteria do Teatro Gasômetro. Como o evento também tem um viés beneficente, serão arrecadado brinquedos novos e usados, que serão doados à ONG Arte Pela Vida.
Contatos, informações e venda de ingressos: (91) 98561-0243 e @fazmerirarte