
A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou nesta quinta-feira (24) placas com o nome de Preta Gil no recém-criado circuito de blocos de Carnaval que leva o nome da cantora, no centro da cidade.

Com uma imagem da artista, as placas foram instaladas às vésperas do velório de Preta, que será realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal, das 9h às 13h, com visitação aberta ao público. Após o velório, o corpo da artista seguirá em carro do Corpo de Bombeiros pelo trajeto que leva seu nome.
“Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Ela mostrou para todos que a gente tem que se orgulhar daquilo que somos. Ela marcou uma geração com sua força de viver”, escreveu o prefeito Eduardo Paes (PSD) nas redes sociais.
Ele disse também que a cantora vai permanecer na memória de todos com o Circuito Preta Gil de Blocos.
“Obrigado em nome de todos os cariocas”, completou Paes.
O circuito faz parte da programação oficial do Carnaval do Rio. No decreto que homenageia a cantora, publicado um dia após a morte dela, em Nova York, onde fazia tratamento contra o câncer colorretal com metástases, a prefeitura afirmou que Preta Gil foi fundamental para a retomada do Carnaval de rua no centro do Rio, “contribuindo para a sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”.
A cantora criou o Bloco da Preta em 2009 e arrastava milhões de foliões para a região central da cidade.
O circuito Preta Gil prevê a concentração de blocos na rua Primeiro de Março, no trecho entre as ruas do Rosário e do Ouvidor; percurso pela rua Primeiro de Março e avenida Presidente Antônio Carlos e final na avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da rua Araújo Porto Alegre.
Nesta quinta, o cantor Gilberto Gil se pronunciou pela primeira vez desde a morte da filha. “Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, ele escreveu nas redes sociais.