DENÚNCIA

Vítima de escalpelamento denuncia uso indevido de imagem por Éder Mauro

A campanha do candidato a prefeito de Belém, Éder Mauro (PL), é acusada de fazer uso indevido de imagens de pessoas vítimas de escalpelamento

Vítima de escalpelamento, Anny Almeida teve um vídeo divulgado indevidamente pelo candidato Éder Mauro (na esquerda) em sua campanha eleitoral. | Reprodução
Vítima de escalpelamento, Anny Almeida teve um vídeo divulgado indevidamente pelo candidato Éder Mauro (na esquerda) em sua campanha eleitoral. | Reprodução

A campanha do candidato a prefeito de Belém, Éder Mauro (PL), é acusada de fazer uso indevido de imagens de pessoas vítimas de escalpelamento em programas eleitorais exibidos na TV, rádio e internet veiculadas nesta quinta-feira, 24. A denuncia é feita por pessoas ligadas à Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor, a Orvam.

Ane Almeida foi vítima de escalpelamento há 23 anos, situação que ocasionou a perda total de seu couro cabeludo. Ela gravou um vídeo e enviou à redação do DOL falando toda sua revolta com a exposição não autorizada.

“Venho falar da indignação sobre o candidato Éder Mauro, por pegar algumas imagens das nossas reportagens e usar em benefício próprio na sua campanha para se defender de uma briga e de um governador. Briga essa da qual não fazemos parte”, confirma ela.

“Estamos nos sentindo humilhadas. Eu nunca ouvi o Éder Mauro falar que vai fazer alguma coisa em benefício das vítimas de escalpelamento. Está há anos na política e nunca vi ele citar qualquer projeto em defesa nossa, para agora pegar nossas imagens lá de trás e usar em benefício próprio”, continua, sem esconder a indignação.

Ao final da gravação ela tira a peruca, deixando à vista as cicatrizes do acidente, e se emociona. “Vocês devem prestar atenção no que estão fazendo. Façam campanha para falar de seus projetos, em vez de usar imagens de pessoas que já sofrem”, encerra.