ELEIÇÕES 2024

Saiba quais são os documentos válidos para votar neste domingo (27)

Para exercer o direito ao voto, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto.

Saiba quais são os documentos válidos para votar neste domingo (27) Saiba quais são os documentos válidos para votar neste domingo (27) Saiba quais são os documentos válidos para votar neste domingo (27) Saiba quais são os documentos válidos para votar neste domingo (27)
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/TSE
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/TSE

Com a aproximação do 2° turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para este domingo (27), das 8h às 17h pelo horário de Brasília, eleitoras e eleitores comparecerão às urnas para eleger prefeitos de 51 municípios do país, sendo 15 capitais.

Para exercer o direito ao voto, de acordo com o artigo 102 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.736/2024, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto.

A apresentação do título eleitoral no dia da votação não é obrigatória. Assim, alguns documentos que contêm fotografia podem ser usados para que a eleitora ou o eleitor se identifique no dia da eleição e vote com tranquilidade e segurança.

Saiba o que levar no dia da votação

✔ carteira de identidade (RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans ou travestis);

✔ passaporte;

✔ certificado de reservista;

✔ Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 

✔ carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei; e

✔ aplicativo e-Título.

Caso deseje se identificar com o e-Título – a versão digital do título eleitoral –, a eleitora ou o eleitor deve verificar se o aplicativo está atualizado e com a foto cadastrada.

❌ Não é permitido

Segundo a legislação, documentos oficiais sem foto, certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos nas seções eleitorais, a fim de se assegurar a identificação adequada das eleitoras e dos eleitores.

📍 Local de votação

Após separarem a documentação necessária, os eleitores devem estar cientes do local de votação e verificar se estão devidamente registrados na Justiça Eleitoral.

Essa verificação pode ser feita com antecedência. No título de eleitor, constam o número da zona eleitoral e a seção em que a pessoa vota. O documento também inclui o nome da eleitora ou do eleitor, além do número do título.

O local de votação pode ser consultado também mediante o número do título, na consulta ao local de votação disponível no Portal do TSE ou, ainda, pelo e-Título.