A campanha de Alexandre Ramagem (PL) cometeu um ato falho nesta terça-feira ao publicar um vídeo dizendo mostrar o “Rio sem maquiagem”. No material, postado nas redes sociais, há uma montagem com lixo nas ruas, enchentes e buracos. Em uma das imagens, aparece uma placa de rua dizendo “cuidado, buraco novo”. O registro, entretanto, foi feito em uma rua no estado do Pará. A informação foi publicada no blog da jornalista Lu Lacerda e confirmada pelo GLOBO.
A foto do buraco usada pela campanha de Ramagem foi publicada em julho de 2021, em uma matéria sobre as ruas de Bragança, no Pará, no site da Fundação Educadora.
Em uma pesquisa no Google com as palavras “buraco de rua” e “cuidado”, a imagem aparece ainda na primeira página de resultados.
O erro rapidamente se tornou munição para o principal rival de Ramagem na disputa, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD). Em uma publicação no Instagram, Paes afirmou que Ramagem não conhece a própria cidade. O endereço onde o buraco foi fotografado fica a quase 2.500 quilômetros de distância do Rio de Janeiro.
“Pelo visto, o candidato do governador, além de não conhecer a diferença entre as atribuições municipais e estaduais, também não conhece a própria cidade”, disse Eduardo Paes.
Após a repercussão, Ramagem apagou a publicação de suas contas no Instagram e TikTok.
Em nota, a campanha de Ramagem informou que o vídeo “traz imagens ilustrativas dos problemas recorrentes do Rio de Janeiro”, com “cenários bem diferentes da maquiagem apresentada pela atual gestão”.
Rio (AG)