ELEIÇÕES 2024

Nilse defende construção de hospital e escolas em tempo integral e parceria estadual e federal

Nilse Pinheiro foi a quarta concorrente à Prefeitura de Ananindeua a ser entrevistada por Agenor Santos e Nathália Lago.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará

Única mulher na disputa pela Prefeitura de Ananindeua, Nilse Pinheiro (PDT) foi a quarta candidata a conceder entrevista à RBATV – Canal 13 ontem, dentro do Programa “Bora Cidade”, com início às 11h50, com a condução dos apresentadores Agenor Santos e Nathália Lago. A construção de hospitais públicos, creches e escolas em tempo integral e parcerias com os governos estadual e federal estão entre as principais propostas da plataforma da candidata. Hoje será a vez do candidato Daniel Santos (PSB) ser entrevistado. A ordem das entrevistas foi decidida através de sorteio com representantes dos candidatos no último dia 06/09.

A candidata ressaltou que começou sua vida pública em Ananindeua em meados da década de 1990, já tendo ocupado mandatos como vereadora e deputada estadual. “Chegou o momento de retribuir ao município e a tudo que ele me proporcionou. Então decidi sair para a disputa desse cargo majoritário. Minha história de vida se confunde com a história desse município e me sinto preparada para assumir esse desafio como a única mulher a concorrer nessa disputa”, garante.

Dentre as propostas de Nilse está a construção de um hospital municipal de assistência pediátrica e ao idoso, chamando atenção que a saúde em Ananindeua está em crise e adoecida. “Temos um prefeito em Ananindeua que é médico e casado com uma médica, mas ainda assim, infelizmente, a constatação é que a saúde não é prioritária no município. Prova disso é que as obras do hospital pediátrico estão largadas”, denuncia.

Ela diz que Ananindeua precisa urgentemente de um Hospital Municipal Público para atender os milhares de pacientes que hoje se encontram sem atendimento e que lotam as Unidades Básicas de Saúde. “Hoje temos um Pronto Socorro que não atende as demandas dos pacientes e nem atendimentos em especialidades médicas importantes. Sou enfermeira de formação e sem dúvida melhorar a saúde será uma das nossas prioridades de gestão a partir de primeiro de janeiro do ano que vem com projetos em parceria com os governos do Estado e federal”, antecipa.

Escolas infantis em tempo integral com atividades teatrais e esportivas, com quatro refeições diárias estão entre as propostas da plataforma de educação da candidata do PDT, que é professora e atua na área educacional há mais de 40 anos, estando licenciada da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Em Ananindeua não temos escolas nem creches em tempo integral para ajudar na vida laboral das famílias. Somos um município com mais de 500 mil habitantes e precisamos ter pelo menos uma escola desse tipo em cada bairro da nossa cidade. O governador Helder criou o programa Creches por todo o Pará que pretendemos implementar em Ananindeua”.

Segurança

A segurança pública também será uma das prioridades da candidata caso seja eleita e um dos carros-chefes nessa área será a criação de uma Guarda Municipal Comunitária. Ele relembra que perdeu seu marido numa situação e violência urbana e diz conhecer de perto os problemas na área de segurança que vitimam as famílias no município.

“Não podemos falar em segurança pública sem falar em prevenção, que hoje é construída através de um dos maiores projetos de cidadania desse país que são as Usinas da Paz, que possui uma unidade no bairro do Icuí-Guajará em Ananindeua e que pretendemos associar ainda mais às políticas de segurança em nosso município através da Guarda Municipal, segmentos que vamos valorizar e fortalecer”.

Na área de coleta, transporte e destinação final e resíduos sólidos, Nilse entende que a questão é metropolitana e pretende realizar estudos mais aprofundados na área para tentar resolver a questão. “Hoje temos um prefeito em Ananindeua que não dialoga com os demais municípios da Região Metropolitana o que agrava ainda mais a situação. O resultado é que temos hoje um aterro em Marituba que causa inúmeros problemas ambientais para a população do entorno. É uma situação que mereces estudos mas, sobretudo, muito diálogo”, aponta a professora.

Quem é

Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro, é professora e enfermeira de formação. Foi Secretária de Cultura, Esporte e Lazer no município de Ananindeua. Eleita como vereadora, foi pioneira na criação da Procuradoria da mulher municipal, em um mandato em que foi oposição ao prefeito e tinha apenas três mulheres no legislativo. Em 2018 foi eleita deputada estadual, e implantou no Legislativo Estadual a bancada feminina para aprovação de pautas prioritárias em defesa da mulher. Foi Procuradora Especial da Mulher na Alepa e assumiu o cargo de 1ª Secretária da mesa diretora.

Também foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Paraense (Frencoop-Pa); e da Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente. Em 2023 assumiu a pasta de secretária adjunta da Sedap; e em 2024 ocupou o cargo de secretária adjunta de um novo órgão da Secretaria Adjunta de gestão de rede em regime de colaboração (SARC).