DIÁRIO/INSTITUTO ACERTAR

Na reta final, pesquisa mostra Igor disparado na frente na corrida à PMB

Aúltima pesquisa de intenção de votos antes do 1º turno mostra que o candidato do MDB, Igor Normando, avança na preferência dos eleitores belenenses.

Igor está com 21 pontos à frente em relação a Eder Mauro
Igor está com 21 pontos à frente em relação a Eder Mauro

Aúltima pesquisa de intenção de votos antes do 1º turno mostra que o candidato do MDB, Igor Normando, avança na preferência dos eleitores belenenses. O Instituto Acertar mostra que os votos válidos – aquele conferido a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral – apontam que Igor Normando lidera com folga a disputa pela Prefeitura de Belém.

O candidato do MDB obteve o índice de 47%, considerando a margem de erro da pesquisa (3%). Sua intenção de voto varia entre 44% e 50%. Em segundo lugar aparece Delegado Eder Mauro com 24%. Seguidos de Edmilson Rodrigues 10%, Thiago Araújo 9%, Jefferson Lima 8%, Delegado Eguchi 1%, Raquel Bricio 0%, Ítalo Abati 0% e Well 0%.

Igor Normando aparece à frente na disputa com 37% das intenções de voto quando os nomes são apresentados pelos entrevistados de forma espontânea. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo. Na comparação com a pesquisa anterior, elaborada pelo Instituto Acertar e divulgada no dia 6 de setembro, Igor Normando cresceu 14 pontos percentuais.

Na última pesquisa ele já havia registrado crescimento de 10% para 23 % e agora foi para 37pp. O segundo colocado, Éder Mauro (PL), que na pesquisa anterior cresceu 4pp, indo de 10% para 14%, foi para 19% nesta última, enquanto Edmilson Rodrigues permaneceu com 8% na espontânea.

IGOR SOBE 11 PONTOS

Já na estimulada, aquela em que os nomes e o partido dos candidatos são apresentados aos eleitores, desde a pesquisa anterior, Igor Normando subiu 11 pontos percentuais, passando de 32% para 43%. Éder Mauro subiu um ponto percentual, o que dá uma diferença de 21% entre os dois primeiros candidatos. Na estimulada, Edmilson oscilou negativamente, caindo de 13% para 9% entre os entrevistados.

Os demais candidatos também registraram queda. Jefferson Lima (Podemos) caiu 1 ponto percentual (de 8% para 7%). Thiago Araújo (Republicanos), fez movimento inverso, passando de 7% para 8%. O Delegado Eguchi (PRTB) teve 1% na intenção de voto estimulado e os demais não foram apontados pelos entrevistados.

A PESQUISA

A pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA, com o número de registro 08773/2024 em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, da Resolução nº 23.600/2019, do art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/2012, assim como das demais resoluções que disciplinam os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou aos candidatos.

O período de coleta dos dados foi de 29 de setembro a 03 de outubro de 2024. A margem de erro é de 3% para cima ou para baixo sobre os resultados gerais da pesquisa. O nível de confiança é de 95,0%. Foram realizadas 1.200 entrevistas pelo Instituto Acertar, contratado pelo Diários do Pará Ltda.