Fazer uma gestão baseada no diálogo estreito e permanente com a população e implementar projetos importantes, como o primeiro hospital público municipal e instituir o passe livre para os estudantes. Essas foram algumas das propostas apresentadas pelo candidato Miro Sanova (PT), terceiro candidato à prefeitura de Ananindeua a conceder entrevista à RBATV – Canal 13, ontem, ao Programa “Bora Cidade”, com início às 11h50, com a condução dos apresentadores Agenor Santos e Nathália Lago. Hoje será a vez do candidato Antônio Doido (MDB). A ordem das entrevistas foi feita através de sorteio com representantes dos candidatos.
Essa escuta à população já começou na campanha, onde o candidato realizou 13 plenárias realizadas na cidade onde a população foi ouvida e pôde debater e apresentar propostas para a idade. “Assim que assumir o cargo de prefeito essas plenárias vão continuar. A partir de primeiro de janeiro do ano que vem vamos continuar a ouvir a sociedade de Ananindeua para decidir as obras e serviços e identificar os principais problemas nas áreas de saúde, educação, saneamento, transporte coletivo e coleta de resíduos, que é um dos grandes gargalos na cidade. Sem esse processo não conseguiremos identificar os gargalos e não poderemos resolvê-los”, avalia.
Através de parcerias com os governos do Estado e federal, Sanova garante que construirá o primeiro hospital público de Ananindeua e considera inadmissível um município como Ananindeua, com uma população de 500 mil pessoas, não possuir esse equipamento. “Hoje a saúde no município e comandada pelo setor privado, por hospitais particulares. O governador Helder Barbalho fez um convênio com a prefeitura para a construção de um hospital pediátrico, mas a obra está completamente parada. Hoje as pessoas não conseguem sequer consultas em Ananindeua sequer com um clínico geral ! Para uma consulta especializada com ortopedistas e cardiologistas, por exemplo, a espera é de anos…”, denuncia o candidato.
BOLSA ESCOLA
Outra proposta do petista é implementar o programa Bolsa Escola Municipal dando incentivos para que os alunos se mantenham em sala de aula durante todo os eu período de formação, como faz o programa “Pá de Meia” criado pelo governo Lula. “Sabemos como é difícil para uma família com renda de um e até menos de um salário mínimo manter as crianças e jovens na escola. Por isso aliado à bolsa vamos renovar a frota de ônibus municipal em parceria com o governo federal e implementar o passe livre para todos os estudantes de Ananindeua”.
Miro lembrou que um dos principais diferenciais da sua candidatura é a estreita parceria com o governo Lula, do seu partido; e a longa amizade que o une ao governador Helder Barbalho, o que facilitará a implementação e grandes projetos e obras no município. “Vamos implementar mais creches em Ananindeua com três turnos e não com apenas um como é hoje, já que muitos pais trabalham no horário da noite”, garante.
Na área de segurança pública, O candidato do PT promete que irá colaborar com o governo do Estado, ampliando o vídeo monitoramento em áreas do município onde o projeto do Estado não chega. Para tanto, Sanova garante que irá ampliar o efetivo da Guarda Municipal através da realização de um novo concurso público. Na área de mobilidade urbana a proposta de Miro Sanova é prolongar as avenidas João Paulo II e da Independência até a Alça Viária, além e construir uma ponte ligando o 40 Horas até o Conjunto Maguari.
O candidato afirmou que o único Restaurante Popular de Ananindeua, localizado na Cidade Nova VI, construído pelo governo Lula em parceria com o então prefeito Helder Barbalho está fechado hoje. “Também através de parcerias com os governos federal e estadual pretendemos construir mais dois restaurantes no município, sendo um no centro e outro no bairro da Jaderlândia, além e reabrir o que está fechado”, assegura.
QUEM É MIRO SANOVA
Nascido e criado em Ananindeua e com mais de duas décadas de carreira pública, Miro Sanova se destacou como vereador em Ananindeua por dois mandatos; deputado estadual no Pará por dois mandatos, onde foi defensor dos direitos dos animais e das pessoas com autismo. Além de sua atuação legislativa, Miro foi presidente da Funtelpa, onde implementou importantes projetos de comunicação e cultura, aproximando a sociedade das ações do governo e promovendo a inclusão social, Miro entende as necessidades da nossa cidade e está pronto para trabalhar ao lado da comunidade para construir um futuro próspero e inclusivo para todos.