Prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB) disse que espera passar por uma transição harmoniosa junto à gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL), que conclui o mandato em 31 de dezembro deste ano, e que não descarta a possibilidade de uma reforma administrativa no sentido de garantir uma gestão mais adequada às demandas da capital paraense. Ele foi o entrevistado ao vivo no estúdio da RBA TV – Canal 13 duranre o programa Barra Pesada, na manhã desta segunda-feira, 28.
Para os apresentadores Marcos Aleixo e Capacidade, Igor, que será o prefeito mais jovem da história da capital paraense, aos 37 anos, admitiu que sabe o tamanho da responsabilidade que lhe foi dada pela população de Belém, e garante que seu governo será para todos.
“Com muita fé, muito trabalho e um time azeitado nós vamos construir uma cidade melhor. Saímos de 4% de intenção de votos, que era o que tínhamos em março, e a partir do momento que iniciamos a jornada nas ruas nós fomos ganhando o apoio das pessoas”, avaliou, reconhecendo ainda a importância do apoio do governador Helder Barbalho (MDB) para que a população abraçasse suas propostas para a prefeitura.
Atualmente finalizando seu segundo mandato de deputado estadual pela Assembleia Legislativa (Alepa), o futuro gestor afirma que foi eleito com um programa de governo possível de ser cumprido nos próximos quatro anos.
Foco em melhorar o transporte público
Também enalteceu a parceria que irá estabelecer junto ao governo estadual para a realização de obras estruturantes, que incluem a conclusão das obras dos canais do Mata Fome, do São Joaquim, que são previstas no organograma da COP 30, e que tem recursos garantidos em caixa.
Em seu perfil no Instagram, Edmilson Rodrigues publicou um texto ainda no domingo de eleição parabenizando Igor Normando pela vitória, e acenando para uma transição transparente e produtiva.
“Espero uma transição mais harmônica possível e ainda não tenho nomes para o secretariado. Nessa transição veremos reformas que precisam ser feitas, seja a reforma administrativa, para atualizar a gestão de Belém, como também fazer um diálogo para que esses espaços sejam ocupados por quem tem condições de fazê-lo. Vamos priorizar quadros técnicos, de especialistas no assunto”, comentou o futuro prefeito.
Igor anuncia secretaria para PcDs e neurodivergentes
Nesse detalhamento, Igor anunciou que, nos primeiros 100 dias de governo já quer imprimir seu modelo de gestão. Confirmou que vai criar a Secretária de Inclusão e Acessibilidade para cuidar de Pessoas com Deficiência (PcDs), dos neurodivergentes, e defende que não existe gestão bem sucedida se não for inclusiva.
“Fundamental compreender que para fazer um governo para todos precisa ser inclusivo, com capacidade de gestão, entrega e resolução”, finalizou, deixando dito ainda que faz parte de seu plano de gestão ampliar as ações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda).