Candidato à prefeitura de Belém que teve maioria de votos no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, Igor Normando, concorrendo pela coligação Levanta Belém (MDB / PSB / PRD / União Brasil / PDT / PP / PSD / Federação PSDB/Cidadania), chegou ao seu comitê de campanha, localizado no bairro de Batista Campos, logo após às 20h de ontem, 6, para coletiva de imprensa, momento em que falou de suas expectativas para o segundo turno, marcado para 27 de outubro.
Acompanhado do candidato a vice-prefeito, Cássio Andrade (PSB), do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), e do filho mais velho do governador Helder Barbalho (MDB), Helder Filho, Normando chegou sendo muito aplaudido pelos apoiadores. Ele ficou algum tempo dentro do imóvel e depois saiu para uma área posterior do terreno, aberta, onde conversou com os jornalistas.
O candidato do MDB agradeceu o apoio de todos, inclusive daqueles que tentaram a eleição para vereador (a) e não conseguiram votação suficiente. Falou repetidamente que é grato ao apoio de todos e lembrou que as primeiras pesquisas lhe pontuavam com apenas 4% das intenções de voto, e portanto o resultado deste domingo, de 44,89% (359.904 votos), ele considera fruto de uma atuação coletiva.
Questionado sobre as chances de contar com o apoio do atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), que tentou a reeleição mas ficou em terceiro lugar, no segundo turno contra Éder Mauro (PL), Igor Normando disse que não descartará nenhum tipo de união.
“Agora é unir a todos, unir aqueles que querem o bem da cidade. Independente de ideologia partidária, esse é o momento da gente construir uma grande união em favor da nossa cidade que merece ser governada por alguém que tem capacidade administrativa e força de união. Todos aqueles que querem o bem da nossa cidade serão bem-vindos à nossa aliança. Não vamos fazer por cargo, mas em favor da cidade de Belém, daqueles que querem fazer uma Belém melhor”, reforçou.
Jader Filho, por sua vez, celebrou a ascensão do candidato de seu partido, disse ter certeza da vitória no dia 27 de outubro, e ainda que irá conversar com o presidente da República, Lula (PT), no sentido de tentar que ele apoie Igor para vencer a eleição.
“O presidente Lula ama Belém, sabe que ter o Igor como prefeito da cidade é o caminho, porque será um prefeito alinhado com as mudanças que a capital paraense precisa, que é alinhado com as expectativas da COP30”, justificou o ministro.