TRANSPARÊNCIA

Geração de mídias será realizada nesta sexta-feira pelo TRE-PA

As mídias serão utilizadas na preparação das urnas eletrônicas das Eleições Municipais 2024.

 As mídias serão utilizadas na preparação das urnas eletrônicas das Eleições Municipais 2024.
As mídias serão utilizadas na preparação das urnas eletrônicas das Eleições Municipais 2024.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizará nesta sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 8h, a Cerimônia de Geração de Mídias nos cartórios das respectivas zonas eleitorais em todo o estado. As mídias serão utilizadas na preparação das urnas eletrônicas das Eleições Municipais 2024.

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, irá acompanhar o momento no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) localizado na travessa Pirajá, no bairro da Pedreira, em Belém, onde funcionam os cartórios das zonas eleitorais da capital.

O procedimento da geração de mídias consiste na gravação de arquivos em cartões de memória que serão posteriormente utilizados na preparação das urnas eletrônicas. Assim, durante a cerimônia, serão gravadas informações como os nomes de candidatas, candidatos e seus respectivos partidos políticos, federações e coligações.

“Esse é o momento inicial, que culminará na preparação das urnas eletrônicas. Nesse momento, serão gerados os dispositivos que, quando inseridos na urna eletrônica, irão conter os dados finais de candidatos, eleitores, seções e também o software de funcionamento da urna”, explica o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Felipe Brito.

Além das tabelas com os nomes de eleitoras e eleitores por seção, serão inseridos os aplicativos que proporcionam o funcionamento das urnas eletrônicas, que incluem os dispositivos utilizados para carga da urna, votação, ativação de aplicativos de urna e gravação de resultados.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de geração de mídias é aberta ao público. Dessa forma, o TRE do Pará, por meio dos juízes de cada zona eleitoral, convocou os representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, coligações e federações, além dos representantes de candidatas e candidatos, e demais entidades fiscalizadoras para acompanhar o momento.

Mas vale ressaltar que qualquer pessoa interessada pode acompanhar o procedimento, basta se dirigir aos cartórios eleitorais das 101 zonas do Estado. O endereço de todas as zonas eleitorais do Pará pode ser verificado através do Sistema Infozonas, que também disponibiliza informações sobre abrangência e composições das zonas eleitorais.

Acesse o link aqui

De acordo com a Resolução nº 23.736/2024, do TSE, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2024, a cerimônia da geração de mídias será presidida pela juíza ou pelo juiz eleitoral, ou por autoridade designada pelo TRE do Pará.

Fonte: TRE/PA