ELEIÇÕES 2024

Everaldo Eguchi promete implantar escolas cívico-militares e apoio à COP

Everaldo Eguchi, candidato pelo PRTB, anunciou seus planos para administrar a capital, caso seja eleito.

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Apostando no tripé saúde, educação e geração de emprego, o candidato Everaldo Eguchi (PRTB) pretende vencer a disputa pela prefeitura de Belém no mês que vem. “Na área da saúde vamos fazer um grande mutirão para zerar as filas para cirurgias, consultas e exames. Na área educacional, além de implementar o passe livre, vamos doar todo o material didático e uniforme para os estudantes da rede municipal e, na área de emprego, nossa meta é gerar milhares de novas vagas já tendo como foco a COP 30 que ocorre em Belém ano que vem”, garante.

Eguchi foi o segundo dos candidatos à disputa municipal a serem entrevistados pelo programa “Bora Cidade” (RBATV – Canal 13) no final da manhã de ontem pelos apresentadores Agenor Santos e Natália Lago. A ordem das entrevistas foi feita através de sorteio com representantes dos candidatos na emissora no último dia 3. Hoje será a vez do candidato Edmilson Rodrigues (PSOL). Cada um dos candidatos terá 10 minutos para apresentar suas propostas para o eleitorado da capital.

Caso seja eleito Eguchi disse que vai trabalhar pela realização efetiva da COP30 na cidade. “Esse evento é uma oportunidade de desenvolver nossa cidade. Serão bilhões em recursos investidos aqui em recursos públicos e em parcerias público-privadas. Tenho uma ideologia conservadora, mas defendo que picuinhas políticas não podem superar o bem da cidade. Assim que for eleito sentarei com os governos estadual e federal em prol de Belém para que a conferência seja realizada de maneira plena e traga todos os benefícios para Belém”.

O candidato do PRTB garantiu ainda que se tivesse sido eleito em 2020 Belém não estaria do jeito que está hoje. Ele disse ter aprendido muito nos últimos 4 anos, principalmente que política não se faz com brigas, mas convergendo e unindo forças políticas que querem melhoria para a nossa cidade e nosso Estado. “Um exemplo é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é um político de direita, mas que nunca se negou em sentar com presidente Lula em prol do povo de São Paulo. É dessa forma que trabalharemos em prol de Belém”.

EDUCAÇÃO

O candidato esclareceu que pretende implementar em Belém não escolas militares, mas “cívico-militares” que não terão a rigidez de uma escola militar tradicional, mas sim gerida por militares. No caso de Belém, Eguchi disse que tais estabelecimentos seriam geridos pela Guarda Municipal. “Nossas escolas precisam de hierarquia e disciplina baseadas na educação e esse papel será cumprido pela guarda, que também dará mais segurança às escolas. Não mexeremos em professores e diretores”, garante.

Ainda na área de saúde o candidato disse que pretende utilizar os setores ociosos da rede particular de saúde através de convênios e, em seguida analisar os recursos disponíveis para elaborar um projeto de construção e novas unidades de saúde. “Afora isso temos a meta de construir um novo hospital na ilha de Mosqueiro para atender a população e lá e das cercanias, hoje carente de atendimento em saúde nas áreas de urgência e emergência”. Eguchi também pretende ampliar e reformar os Pronto Socorros da 14 de Março e do Guamá. “Basta ir nessas unidades e constatar pessoas espalhadas e morrendo pelos corredores por falta de espaço de atendimento. Isso precisa acabar!”.

TRANSPARÊNCIA

O plano de governo do candidato do PRTB prevê o combate à corrupção e a transparência na administração pública. Ocorre que em 2021 o candidato foi alvo de uma operação da Polícia Federal por crimes de corrupção ativa e passiva. Eguchi se defendeu afirmando que no final do ano passado o TRF1 prolatou decisão colegiada e unânime que o inocentou das acusações, sem recurso por parte do Ministério Público Federal (MPF).

“A relatora do processo afirmou em sua decisão que houve perseguição política e pessoal contra mim. Meu nome só surgiu nesse processo através de uma denúncia anônima que ninguém sabe de onde veio”.

O candidato do PRTB disse que “combate à corrupção é sua praia” e que está totalmente preparado para combater essa prática na administração municipal caso seja eleito. “Trabalhei numa das maiores operações contra crimes ambientais do mundo, sendo coordenador no Brasil dessa operação. E levarei os recursos que recuperarmos nesse combate para melhorar a vida da nossa população”, assegura.