ELEIÇÕES 2024

Eguchi, PT e PSOL confirmam apoio a Igor no segundo turno para prefeito

O candidato a prefeito de Belém pelo MDB, Igor Normando, recebeu dois apoios de peso nesta terça-feira, 8, para o segundo turno das eleições em Belém.

Eguchi anunciou apoio a Igor no segundo turno. Foto: Jader Paes
Eguchi anunciou apoio a Igor no segundo turno. Foto: Jader Paes

O candidato a prefeito de Belém pelo MDB, Igor Normando, recebeu dois apoios de peso nesta terça-feira, 8, para o segundo turno das eleições em Belém. Um deles veio do delegado Everaldo Eguchi, que disputou o primeiro turno indicado pelo PRTB e foi uma das grandes surpresas na eleição de 2020 para a prefeitura. Naquele ano, foi para o segundo turno com Edmilson Rodrigues (PSOL) e por pouco não ganhou. Ele teve 364 mil votos, ou 48,24% dos votos válidos na ocasião.

Outra adesão confirmada foi do Partido dos Trabalhadores. A Executiva Municipal do PT de Belém, em conjunto com a Direção Estadual do PT Pará, publicou um comunicado em suas redes sociais nesta noite, deliberando pelo apoio à candidatura de Igor Normando no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Belém.

‘A polarização do segundo turno das eleições em Belém nos coloca em confronto com um projeto que representa a destruição do ideário de nação iniciado em 2003, a liquidação dos direitos sociais e econômicos da grande maioria da população e o incentivo ao ódio e à intolerância como método de disputa política. Trata-se de uma disputa pela defesa da democracia contra o autoritarismo, pela civilização contra a barbárie, pela preservação dos direitos sociais e pela manutenção do governo nacional de reconstrução do Brasil. Dessa forma, reiteramos a necessidade de unificarmos todos os setores democráticos e antifascistas de Belém para defendermos as liberdades democráticas e o povo belenense”, diz um trecho da nota. Logo em seguida, o PT anuncia que decidiu apoiar a candidatura de Igor Normando no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Belém.

O diretório estadual e municipal de Belém do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) também deliberaram apoio ao candidato Igor Normando, do MDB, para prefeito da capital paraense no segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 27 de outubro. Um documento divulgado na tarde de hoje e publicado no perfil do PSOL-PA no Instagram, assinado por um representante de cada divisão, confirma “a importância de manter nossa cidade alinhada com o projeto do governo federal”.

“Estamos em um momento crucial, e a escolha que se aproxima vai muito além de uma simples eleição. Trata-se de decidir o futuro que queremos para a nossa cidade e, também, para o nosso país. As forças que teremos que enfrentar agora tentam recuperar espaço no Brasil também através de Belém, e sabemos o que isso significa: retrocesso, violência, desigualdade, exclusão e desrespeito à vida e ao meio ambiente”, informa o texto, datado de hoje, 8 de outubro.