SAIBA QUEM É QUEM

Conheça os nove candidatos à Prefeitura de Belém

Mais de um milhão de eleitores da capital paraense poderão ir às urnas para escolher quem vai administrar Belém a partir de 1º de janeiro de 2025

Conheça os candidatos à Prefeitura Municipal de Belém.
Conheça os candidatos à Prefeitura Municipal de Belém.

Daqui a apenas dois dias os mais de um milhão (1.056.251) de eleitores da capital paraense poderão ir às urnas para escolher quem vai administrar Belém a partir de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. Nas Eleições Municipais 2024 são nove candidatos concorrendo ao título máximo da gestão do Executivo de Belém. Conheça o perfil de cada candidato:

Igor Normando (MDB) – coligação “Levanta Belém” – MDB/ PSB / PRD / UNIÃO / PDT / PP / PSD / Federação PSDB CIDADANIA
Vice-prefeito: Cássio Andrade (PSB)

É deputado estadual desde 2019, já foi secretário de Estado e vereador de Belém. É casado, pai de uma filha. Se apresenta como um candidato que busca mudanças para a capital paraense, e seu programa de governo tem dez eixos: saúde humanizada, segurança e ordem pública, educação fundamental, mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade, cultura e turismo, emprego e negócios inovadores, juventude e diversidade, gestão pública e habitação.

Ítalo Abati – Novo
Vice-prefeito: Bernardino Greco (Novo)

Tentou ser vereador em 2020 e pela primeira vez tenta se eleger a um cargo majoritário. É professor universitário e solteiro.

Na proposta de governo fala em “extinguir a precariedade ambiental em Belém nos próximos oito anos; promover qualidade de vida e bem estar social a todos os moradores da cidade; e transformar a cidade numa plataforma para

Éder Mauro (PL)
Vice-prefeita: Dra. Tatiane (PL)

É deputado federal desde 2015, e pela segunda vez tenta se eleger prefeito – a primeira vez foi em 2016. É delegado da Polícia Civil licenciado do cargo desde que entrou para a Câmara dos Deputados. É casado e pai do deputado estadual Rogério Barra, do mesmo partido.

Em seu plano de governo, ele diz ter “convicção de que é possível que Belém caminhe na direção do desenvolvimento sustentável, aproveitando suas potencialidades e riquezas, expressas na diversidade cultural, na beleza natural e, sobretudo, nas pessoas”.

Everaldo Eguchi – PRTB
Vice-prefeito: Fernando Bruno PRTB

É delegado da Polícia Federal, advogado e economista. Tenta pela segunda vez ser prefeito de Belém – a primeira foi em 2020, tendo chegado ao 2º turno das eleições naquele ano. Tentou ser deputado federal nas eleições de 2022. É casado e pai de três filhos.

Em seu plano de governo, ele informa que suas propostas “foram idealizadas para viabilizar uma gestão moderna, de combate à corrupção, sustentável, transparente, humanizada, eficiente, eficaz e efetiva, buscando resgatar o orgulho do belenense”.

Edmilson Rodrigues (PSOL) – coligação “A nossa família é o povo” – Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV)/Federação PSOL Rede
Vice-prefeito: Edilson Moura (PT)

Já foi prefeito de Belém três vezes, sendo os dois primeiros mandatos entre os anos de 1997 e 2005, e se elegeu novamente em 2020. Foi deputado estadual e federal. É formado em Arquitetura e Urbanismo, casado e pai de quatro filhos.

No plano de governo de sua candidatura, Edmilson propõe, para um próximo mandato, desenvolver “ainda mais as alianças internacionais de Belém e sua inserção no mundo, como uma cidade inclusiva, solidária, portadora dos ideais de Liberdade, Justiça e Igualdade”.

Arte, Criatividade e Oportunidade”.

Jefferson Lima – Podemos
Vice-prefeita: Aline Kzam (Podemos)

O radialista tenta pela segunda vez ser prefeito de Belém, depois de também já ter se candidatado à prefeitura de Ananindeua, vereador de Belém, deputado estadual e senador federal. É casado e pai de um filho.

Em seu plano de governo consta de 15 eixos temáticos envolvendo meio ambiente, educação, saneamento, mobilidade urbana, gestão inovadora, dentre outros.

Raquel Brício – Unidade Popular
Vice-prefeita: Gal Leite (UP)

É guarda portuária e estudante de Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Seu programa de governo, intitulado “Para uma Belém Popular”, é “construído por cada um e cada uma que se dispôs a pensar as alternativas que visam uma cidade mais digna para os trabalhadores, para as populações oprimidas e para todos que querem viver uma sociedade mais justa e igual”.

Thiago Araújo (Republicanos) – coligação “Belém Quer Mudança de Verdade” – Republicanos / DC / PMB / Agir / Avante / Solidariedade
Vice: Shirley Alves (Agir)

Foi vereador de Belém, é deputado estadual desde 2015, e pela segunda vez tenta ser prefeito de Belém – foi candidato em 2020. É casado e não tem filhos.

Como proposta de governo, Thiago indica “propostas para enfrentar antigos e novos desafios, tudo com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, aumentando a infraestrutura para permitir melhor mobilidade urbana e transporte digno para a população; diminuindo os impactos das mudanças climáticas, principalmente para os mais pobres, estimulando a geração de emprego; ampliando os serviços de saúde, oferecendo educação de qualidade. Ou seja, equilibrando crescimento urbano com preservação ambiental e a inclusão social”.

Well – PSTU
Vice-prefeito: Airton Moraes (PSTU)

Já foi candidata a vereadora de Belém e a deputada federal. Não é casada e atua profissionalmente como jornalista e redatora. O programa de governo fala em “responder aos principais problemas da cidade, mas alerta que estes problemas têm origem na crise econômica provocada pelas grandes empresas, pelos bancos nacionais e internacionais e pelos grandes donos de terra que não fazem outra coisa a não ser aumentar seus lucros, mesmo que para isso escravizem toda a população”.