Dr. Responde

Veja como montar uma lancheira escolar saudável para seu filho

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Veja como montar uma lancheira escolar saudável para seu filho Veja como montar uma lancheira escolar saudável para seu filho Veja como montar uma lancheira escolar saudável para seu filho Veja como montar uma lancheira escolar saudável para seu filho
Alimentação saudável promove saúde física e mental dos estudantes, afirma nutricionista
FOTO: DIVULGAÇÃO
Alimentação saudável promove saúde física e mental dos estudantes, afirma nutricionista FOTO: DIVULGAÇÃO

Pryscila Soares

Inserir uma rotina alimentar saudável para as crianças inclui o preparo do lanche escolar com alimentos ricos em nutrientes. Frutas, sucos e sanduíches naturais entram nesta lista. Especialistas recomendam que os pais evitem preencher as lancheiras dos filhos com produtos industrializados, que muitas vezes são pobres em nutrientes. A preferência deve ser por alimentos in natura, que ofereçam os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento infantil.

Nesta hora, os pais precisam buscar criatividade e, sempre que possível, envolver a criança na elaboração dos cardápios de lanches da semana e do preparo. É importante conversar com os pequenos sobre os alimentos para saber quais eles preferem, principalmente quando a criança não tem o hábito de fazer um lanche saudável na escola, conforme explica o nutricionista Felipe Carvalho.

“O que a gente sempre explica aos pais é que não é da noite para o dia que a criança vai começar a ter esses hábitos. A gente sempre fala para começar a fazer essa introdução devagar. Verificar o que os filhos mais gostam. Se for frutas, coloque mais frutas e vai tirando devagar os alimentos industrializados. O ideal é fazer com que esse lanche seja mais atrativo, com cores e formatos diferentes para fazer a criança se interessar pelo alimento”, orienta.

DESENVOLVIMENTO

Uma alimentação saudável promove a saúde física e mental, algo extremamente importante sobretudo para as crianças que estão em processo de desenvolvimento, incluindo o cognitivo. O cardápio de lanche semanal pode ser variado, sempre respeitando as preferências alimentares das crianças. Saladas de frutas, sucos de frutas que sejam do agrado dos pequenos e sanduíches são boas opções.

No caso dos sanduíches, os pais podem investir e alterar os recheios a cada preparo, sempre acrescentando folhas de alface, por exemplo. Frango desfiado, queijo, requeijão e ricota estão entre as opções de recheios. “Em uma lancheira saudável, a gente espera que tenham todos os nutrientes necessários para a criança, para o pré-desenvolvimento, tanto da questão física quanto mental. No período da aula é quando a criança terá mais contato com outras. É quando ela vai começar a desenvolver os seus hábitos alimentares. Se os pais não começarem neste momento, a criança, provavelmente, vai comer mal, consumindo alimentos que não são tão adequados para ela”, pontua o nutricionista.

O especialista lembra que a ideia de preparar um lanche diferenciado é fazer com que essa criança crie de fato o desejo de consumir aquele alimento, sem correr o risco de compartilhar os alimentos dos colegas, que não sejam saudáveis para ela. “Um lanche equilibrado é basicamente rico em vitaminas e minerais, ou seja, conseguimos tirar isso de frutas, verduras e legumes. Os pais podem fazer um sanduíche com algumas folhas, salada de frutas, o que ajuda bastante e chama a atenção da criança. E evitar alimentos industrializados como biscoitos, achocolatados, salgadinhos, que infelizmente ajudam na desnutrição”, informa.

DICAS

LANCHEIRA SAUDÁVEL

  • Criatividade: comidas em formatos diferentes tendem a chamar mais a atenção das crianças. Papais, sejam criativos.
  • Frutas: as frutas além de nutrir, podem ajudar bastante no interesse da criança na hora de comer, pela questão das cores. Quanto mais colorido, mais atrativo.
  • Água: nunca podemos esquecer da maior aliada da saúde. Sempre coloque uma garrafinha de água na lancheira.
  • Sanduíches: uma forma interessante de incluir hábitos saudáveis para as crianças, tendo em vista que a aceitação de folhas em meio a lanches tendem a ser mais fáceis. Frango desfiado, queijo, requeijão e ricota estão entre as opções de recheios.
  • Diversidade: quanto mais opções houver na lancheira, melhor. Não se prenda a apenas um tipo de alimento. Exemplo: montar uma lancheira com suco, sanduíche e alguma fruta preferida da criança, inteira ou cortada.
  • Recompensa: sempre colocar um alimento que de fato a criança tenha preferência, fazendo com que ela consuma algo de seu agrado.