Dr. Responde

Veja as vacinas direcionadas aos idosos pelo SUS

As pessoas idosas podem procurar os postos de saúde para receber a imunização
FOTO: Irene Almeida
As pessoas idosas podem procurar os postos de saúde para receber a imunização FOTO: Irene Almeida

Trayce Melo

As vacinas direcionadas a todas as faixas etárias são fundamentais para combater doenças, salvando vidas. No caso de pessoas com 60 anos ou mais, é igualmente importante manter a imunização em dia para garantir um envelhecimento mais saudável. Atualmente, são disponibilizadas quatro vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que compõem o calendário nacional de vacinação para a pessoa idosa.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), orienta as pessoas idosas a procurarem os postos de saúde não somente nos períodos de campanha de vacinação, mas durante todo o ano para manutenção do calendário vacinal. “A vacinação em idosos é uma forma de prevenção, já que à medida que as pessoas envelhecem acontece a perda progressiva no sistema imunológico, ficando mais suscetíveis a contrair infecções. Com o calendário vacinal em dia, reduz as internações e o risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza”, aponta a enfermeira da coordenação de Imunização de Belém, Lanna Lemos.

IMUNIZAÇÃO

Para isso, é importante que a população saiba que no Sistema Único de Saúde estão disponíveis, para as pessoas a partir dos 60 anos, quatro tipos de vacina: Influenza (gripe) que protege contra os vírus da gripe e é recomendada uma dose por ano devido ao número de mutações do vírus; hepatite B (infecção que ataca o fígado) e é recomendada para idosos que nunca tomaram a vacina ou não possuem o registro dela no seu calendário; dupla adulto (difteria e tétano) também indicada como uma vacina de rotina com esquema vacinal completo e é importante que a vacina reforço seja administrada a cada 10 anos; e febre amarela que é uma doença transmitida por mosquitos. O principal vetor é o Aedes aegypti. Além da Covid-19, aplicada em duas doses do esquema vacinal e duas doses de reforços.

“A população idosa é a que mais tem procurado os postos de saúde para se vacinar, principalmente da vacina influenza. Isso indica que a população da terceira idade confia e adere à estratégia adotada pelo governo para a prevenção de casos e óbitos por gripe. Dentro do SUS a gente tem um programa de saúde para a pessoa idoso que apresenta esse calendário, orienta e esclarece dúvidas. Os que frequentam as nossas unidades básicas de saúde sempre recebem esse acompanhamento”, explica Lanna Lemos.