Trayce Melo
O café da manhã é crucial para começar o dia com energia e fornecer ao corpo os nutrientes necessários para funcionar adequadamente. Esta refeição não é apenas vital para crianças e jovens em idade de crescimento, mas também para adultos. Ela interrompe um período de jejum muito prolongado que ocorre durante o sono da noite.
A nutricionista clínica Fernanda Cardoso, explica que, durante o sono, nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas. “Como circulação, respiração, funcionamento do coração e também construir células, queimar gordura e ainda trabalha fazendo detoxificação durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia”, pontua.
Ela explica, ainda, que ao acordarmos necessitamos reabastecer o organismo e repor energia para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas. “Um bom café da manhã geralmente inclui pelo menos um alimento de cada um dos três grupos alimentares: de preferência carboidratos ricos em fibras, gorduras monoinsaturadas e frutas. Esses alimentos contribuem para cobrir as necessidades necessárias de nutrientes para iniciar as atividades diárias da manhã”, esclarece a nutricionista.
A especialista alerta que ao pular o café da manhã, o corpo pode ficar sem energia, o que pode levar a níveis mais baixos de produtividade e concentração ao longo do dia. “Quando não tomamos café da manhã ou o tomamos muito tarde é comum, nos sentirmos cansados e com falta de energia, isso ocorre porque não temos os nutrientes necessários para colocar o corpo em funcionamento. O ideal é tomar o café até às 9h”, assegura.
“Sempre priorize no café da manhã uma alimentação saudável e nutritiva, evitando o excesso de açúcar, industrializados e alimentos ricos em gorduras saturadas. A falta do café da manhã assim como a má alimentação nessa refeição pode levar ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão”, conclui.