SAÚDE

Tire suas dúvidas sobre a anemia

Os sintomas mais comuns são cansaço, fadiga, fraqueza, pele pálida e aceleração dos batimentos cardíacos. Médico hematologista explica sobre diagnóstico e tratamento, entre outras informações

O diagnóstico precoce ajuda não apenas a corrigir a anemia, mas também a identificar doenças associadas, diz médico
FOTO: Freepik/divulgação
O diagnóstico precoce ajuda não apenas a corrigir a anemia, mas também a identificar doenças associadas, diz médico FOTO: Freepik/divulgação

A anemia é uma condição que pode atingir qualquer pessoa e é caracterizada por um nível abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue, resultando na falta de oxigênio nos tecidos do corpo.

Segundo o hematologista João Saraiva, o exame mais importante para a detecção é o hemograma. “A avaliação clínica é fundamental quando falamos em anemia. O primeiro passo é perceber a redução da hemoglobina, e por isso o hemograma é indispensável para o diagnóstico. Consideramos anemia quando a hemoglobina está abaixo de 12 g/dL em mulheres e 13 g/dL em homens, com algumas exceções, como no caso das gestantes”, explicou.

O diagnóstico deve ser feito com atenção, já que os sintomas muitas vezes se confundem com situações do dia a dia, como cansaço e fraqueza. O médico destaca que os sintomas mais comuns são cansaço, fadiga, fraqueza, pele pálida e aceleração dos batimentos cardíacos. “Esses são sinais gerais, mas variam de acordo com o tipo e a gravidade da anemia”, disse.

Tipos de anemia e causas

Ainda de acordo com Saraiva, é um erro pensar que toda anemia está ligada apenas à falta de ferro – ou vitamina B12. “Existem diferentes tipos de anemia e qualquer pessoa pode ser afetada. Muitas vezes os pacientes acreditam que toda anemia é causada apenas por falta de ferro, mas não é verdade. Temos as formas hereditárias, como a anemia falciforme, que é crônica e pode causar dor intensa, exigindo acompanhamento especializado. Ainda assim, a anemia por deficiência de ferro é a mais comum”, afirmou.

O especialista também lembra que outras doenças podem estar relacionadas à queda nos níveis de hemoglobina. “Existem anemias ligadas à menarca, à deficiência de vitamina B12, a doenças autoimunes como o lúpus ou até a alguns tipos de câncer, como as leucemias”, detalhou.

Orientações

  • Mesmo com diferentes causas, o médico destaca que há boas perspectivas de tratamento.
  • Além disso, ele ressalta que a anemia, por ser sintoma, precisa ser investigada com cuidado para que haja o tratamento adequado da enfermidade original.
  • “Na grande maioria dos casos, a anemia tem cura, desde que a causa seja corretamente identificada e tratada. O diagnóstico precoce ajuda não apenas a corrigir a anemia, mas também a identificar doenças associadas. Em idosos, por exemplo, muitas vezes a anemia pode estar ligada a sangramentos ocultos no intestino”, explicou.