SAÚDE

Sem desespero! Desconforto intestinal nem sempre é grave

Quem nunca? Mas isso nem sempre quer dizer que você está com alguma doença grave. Confira o que o especialista fala!

Sem desespero! Desconforto intestinal nem sempre é grave

Sentir dor de barriga, cólica, indisposição gástrica… Quem nunca? Mas isso nem sempre quer dizer que você está com alguma doença grave, e quem garante isso é o médico gastroenterologista José Carlos Pardal

“Nem todo desconforto significa uma doença grave. Na maioria das vezes, os sintomas são provenientes de condições benignas e muitas são as possíveis causas, que vão desde parasitoses intestinais, muito comuns no nosso meio, intolerâncias alimentares e outras condições crônicas como a síndrome do intestino irritável e as doenças inflamatórias intestinais, em especial a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn”, detalha. 

Dr. Pardal observa que a síndrome do intestino irritável é uma doença funcional, benigna, crônica, frequentemente associada a estresse e alimentação. “Nela, não há inflamações ou alterações visíveis nos exames endoscópicos ou de imagem como a tomografia ou ressonância”, conta. 

Síndrome do Intestino Irritável: Causas e Sintomas

Outro fato importante é que a síndrome do intestino irritável também não é fator de risco para o câncer de intestino. “Seus sintomas mais comuns são dor abdominal, que geralmente melhora após a evacuação. Essas dores podem surgir em vários locais do abdômen, com diarreia ou constipação, sensação de barriga inchada e muco nas fezes”, descreva. 

Tratamento e Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome é clínico e o tratamento envolve medidas comportamentais e de alimentação, além de remédios sintomáticos, probióticos e cuidados psicológicos, cita o especialista.