PlAntas que curam

Sálvia: a erva do quintal que turbina a memória e alivia ondas de calor

Conhecida principalmente por temperar carnes, molhos e chás, essa erva poderosa também possui efeitos terapêuticos.

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Sálvia: a erva do quintal que turbina a memória e alivia ondas de calor

No quintal de muitas casas, há plantas que vão muito além da função ornamental ou culinária. Uma delas é a sálvia. Entre seus benefícios, estão a melhora da memória e a redução das ondas de calor, podendo contribuir para a saúde e o bem-estar de quem a consome regularmente.

Conhecida principalmente por temperar carnes, molhos e chás, essa erva poderosa também possui efeitos terapêuticos que merecem atenção, desde a melhora da concentração até a redução de sintomas ligados à menopausa; também é utilizada na produção de chás, óleos essenciais e cosméticos.

Originária da região do Mediterrâneo, se adaptou a diversos climas e já é cultivada em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Suas folhas, semelhantes às da hortelã e cobertas por pequenos “pelos”, exalam um aroma intenso.

Além de temperar alimentos, a planta é utilizada na produção de chás, óleos essenciais e cosméticos, tudo por causa dos seus óleos essenciais.

Entre os demais benefícios da sálvia: ela é rica em vitaminas A, C e K, e em minerais como magnésio, zinco, cobre e ferro, a planta também é fonte de antioxidantes. Seus componentes proporcionam múltiplos benefícios ao organismo, incluindo:

Benefícios da Sálvia para a Saúde

Regula o açúcar no sangue: ajuda na melhora da sensibilidade à insulina e reduz a resistência, ajudando a controlar a glicemia, especialmente após as refeições

Alivia ondas de calor e suor noturno: suas propriedades ajudam a reduzir os sintomas do climatério e da menopausa, promovendo maior bem-estar

Estimula a memória e a função cognitiva: antioxidantes como flavonoides e ácidos fenólicos protegem as células do cérebro, favorecendo clareza mental e desempenho da memória

Apoia a digestão: estimula a produção de enzimas estomacais, contribuindo para reduzir inchaço, gases e desconfortos digestivos.