O consumo de açúcar no dia a dia pode parecer inofensivo; afinal, está presente em bebidas, sobremesas e até em produtos considerados saudáveis. Mas, se for parar para avaliar o rótulo de cada produto, a quantidade desse ingrediente pode ultrapassar, facilmente, os limites recomendados para um consumo equilibrado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão ideal de açúcares livres deve ser de, no máximo, 50 gramas por dia, o equivalente a cerca de 10 colheres de chá.
Coca-Cola
Uma lata de Coca-Cola de 350 ml, por exemplo, contém cerca de 37 gramas de açúcar, o que representa 74% do total diário recomendado pela OMS. Em calorias, o valor chega a 139 kcal, o que corresponde a 7,5 pacotinhos de açúcar de 5 gramas cada.
Suco de uva integral
Outro produto que costuma ser associado à ideia de saúde é o suco de uva integral. Alguns, de fato, possuem no rótulo o “sem adição de açúcares”; no entanto, mesmo assim, o produto natural também contém uma quantidade considerável de açúcares próprios da fruta. Um copo de 200 ml possui 19 gramas, o que equivale a quase 40% da recomendação diária.
Chocolates – Sonho de Valsa, Kit Kat e o famoso Ouro Branco
Nos chocolates, o açúcar também reina absoluto. Um simples bombom Sonho de Valsa (21,5 g) concentra 12 gramas de açúcar, o equivalente a mais de duas colheres de chá.
Já uma unidade de Kit Kat (41,5 g) tem 20 gramas, e o tradicional Ouro Branco (20 g) vem com 10 gramas.
Editado por Fábio Nóvoa