ACIDENTE-LULA

Queda de Lula no Alvorada acende alerta para acidentes domésticos entre idosos

O acidente com o presidente Lula acendeu um alerta de cuidados para acidentes domésticos entre idosos. Saiba mais!

Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula foi internado no Hospital Sírio-Libanês com um "ferimento corto-contuso na região occipital", ou seja, um corte na nuca.
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula foi internado no Hospital Sírio-Libanês com um "ferimento corto-contuso na região occipital", ou seja, um corte na nuca. Foto: Ricardo Stuckert / PR

No último sábado (19), o presidente Lula sofreu uma queda no Palácio da Alvorada ao escorregar no banheiro. Ele se preparava para viajar à Rússia para a Cúpula dos Brics, mas precisou cancelar a ida e foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, onde passou por exames e recebeu pontos no ferimento ocorrido na região occipital.

Acidentes domésticos entre idosos

Segundo dados do DATASUS, no primeiro bimestre de 2024, foram registrados 17.136 atendimentos hospitalares e 9.658 ambulatoriais envolvendo idosos entre 60 e 110 anos. O presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero, ressalta que os acidentes domésticos são mais frequentes e perigosos entre os idosos. “Diversos fatores, como fraqueza muscular, efeitos colaterais de medicamentos, distúrbios neurológicos e problemas de visão e audição, contribuem para o aumento das quedas.”

Prevenção de quedas

Para reduzir a incidência de quedas, especialistas recomendam uma abordagem multidisciplinar. Isso inclui:

  • Avaliação clínica para identificar problemas cardiovasculares, neurológicos e musculoesqueléticos.
  • Prática regular de exercícios físicos para fortalecer a musculatura.
  • Remoção de obstáculos em casa e instalação de barras de apoio em banheiros.
  • Melhoria na iluminação dos ambientes.

A Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico está disponível para fornecer informações sobre lesões comuns, processos de recuperação e dicas de prevenção.

Sobre a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO)

Fundada em 25 de setembro de 1997, a SBTO é uma associação científica sem fins lucrativos que reúne médicos interessados em afecções ortopédico-traumáticas do sistema locomotor. A instituição visa aperfeiçoar e difundir conhecimentos na área da traumatologia ortopédica.