
Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com o Ministério da Saúde e a Federação Paraense de Futebol (FPF), vai levar a vacinação ao coração da torcida paraense: o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A ação será a partir das 18h do dia 7 de maio, antes do início do primeiro jogo da final do Campeonato Paraense 2025 — o clássico REXPA, entre os clubes do Remo e Paysandu.
A proposta é aproveitar a paixão pelo futebol para promover a saúde, alcançando o grande fluxo de torcedores e ampliar o acesso à vacinação, além de reforçar a importância da imunização. A ação integra a estratégia nacional de incentivo à vacinação em massa, especialmente em ambientes de grande circulação popular, como eventos esportivos.
A ação contará ainda com a presença especial do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, além de equipes do Ministério da Saúde, que levarão informação, descontração e incentivo à imunização, com foco especial nas famílias e nas crianças que acompanham a decisão.
Estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral e Difteria e Tétano (dT). A aplicação será feita de forma rápida e segura, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes.
As equipes da Sesma estarão posicionadas nos dois lados do estádio — setores A e B — realizando acolhimento e vacinação dos torcedores, com o apoio de profissionais técnicos capacitados.
Ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza
Um dos principais objetivos da ação é ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza, que atualmente está em 46,37% em Belém — o que representa cerca de 300 mil doses aplicadas. A campanha de vacinação na Região Norte foi iniciada em setembro de 2024, de forma diferenciada em relação às demais regiões do país, e segue até julho de 2025, ou enquanto durarem os estoques.