Criado com o objetivo de apresentar um recurso tecnológico divertido e de fácil acesso que auxilie nos aspectos cognitivos dos idosos, o Projeto “MemoryLife: Aplicativo móvel para treino cognitivo”, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO/UFPA), está oferecendo um serviço de treino cognitivo para pessoas com mais de 60 anos que possuam problemas de memória e para idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. As atividades ocorrem sempre às terças e quintas, das 14h às 17h, na Usina da Paz da Terra Firme.
Os interessados em participar do projeto devem, primeiramente, entrar em contato com as bolsistas responsáveis pelo agendamento da avaliação, que será primordial para compreender se o idoso se encaixa nos critérios de inclusão. Somente após essa etapa, inicia-se o treino cognitivo com o aplicativo “MemoryLife”. Ao todo, são atendidas oito pessoas por dia.
“O aplicativo surgiu de uma demanda de uma ex-aluna que queria participar de um desafio universitário e queria fazer junto com um amigo da Engenharia da Computação. Daí ela pediu para que eu a ajudasse a pensar em uma ideia. Foi então que dei a ideia de fazer um aplicativo de estimulação cognitiva para idosos com Alzheimer”, explica a coordenadora do projeto, professora Kátia Omura.
O aplicativo está disponível gratuitamente para download em dispositivos Android no Google Play Store e possui duas categorias de jogos: memória e lógica. Na categoria de memória, estão disponíveis dois jogos, o de memória visual e o de memória auditiva. Já a aba de lógica possui apenas um jogo, que tem a função de organizar dinheiro em ordem decrescente de valor. Segundo dados coletados por meio do projeto, foram observados uma leve melhora nos aspectos cognitivos e um avanço significativo na velocidade de resposta dos idosos.
Fevereiro Roxo
O segundo mês do ano é marcado pela campanha “Fevereiro Roxo”, que tem o objetivo de conscientizar a população com relação ao Alzheimer, uma doença que provoca perda de memória e pode se agravar ao longo dos anos. Além da perda progressiva das lembranças, os principais sintomas do Alzheimer também incluem: desorientação; distúrbios na linguagem; perda da habilidade de cuidar de si e dificuldades em perceber imagens visuais, relações espaciais e alterações de humor e personalidade.
Apesar de a doença de Alzheimer não ter cura, alguns hábitos saudáveis são importantes para retardar o aparecimento ou reduzir a progressão do transtorno, como a prática de atividade física e o próprio aplicativo “MemoryLife”, que ajuda no treino cerebral dos idosos. Para saber mais informações e atualizações sobre a doença, acesse o site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).
Serviço:
Projeto de extensão “MemoryLife: Aplicativo móvel para treino cognitivo”
Funcionamento: às terças e quintas, das 14h às 17h
Local: Usina da Paz da Terra Firme (localizada na Passagem Belo Horizonte, 56)
Contato das bolsistas para agendamento:
Bruna Carvalho: (91) 99352-2288
Fabiele Correa: (91) 98317-1980
Jéssica Neves: (91) 98481-6602