RECOMENDAÇÕES

Problemas de visão atingem 2 bilhões de pessoas no mundo, segundo a OMS

Neste Dia da Saúde Ocular, é importante conhecer as principais doenças que atingem este importante órgão , como a catarata e o glaucoma e como se prevenir ou tratar

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Segundo a OMS, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem de algum problema ocular

FOTO: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL
Segundo a OMS, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem de algum problema ocular FOTO: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL

Problemas de visão estão entre as principais causas de perda de qualidade de vida no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm alguma deficiência visual. Deste número, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou ainda não tratada.

O Dia da Saúde Ocular, celebrado nesta quinta-feira (10), tem o objetivo de alertar sobre a relevância do cuidado, prevenção e do diagnóstico de doenças oculares, que podem levar a perda de visão, quando não tratadas. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as principais doenças oculares acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade e degeneração macular relacionada à idade).

O médico oftalmologista e especialista em retina, Said Naif Daibes Neto, ressalta que a saúde ocular é muito importante para a boa visão da pessoa e também para a detecção de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, pois pelos olhos é possível diagnosticá-las.

Além disso, Said Daibes Neto alerta que a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no mundo é a catarata, doença dos olhos em que a visão fica opaca. “É uma doença de fácil diagnóstico e o tratamento por meio da cirurgia dura cerca de 15 minutos, sendo oferecido também no SUS”, destaca.

Já a principal causa de cegueira irreversível é o glaucoma, condição capaz de afetar os olhos causando danos ao nervo ocular e fazendo com que o paciente tenha seu campo visual reduzido aos poucos. “Esta é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, é porque o glaucoma já está avançado, daí a importância da prevenção.”

Doenças Oculares e a Importância da Prevenção

Outra situação que merece também alerta é a retinopatia diabética, complicação causada pela diabetes que afeta os pequenos vasos da retina, estrutura do olho responsável pela formação e envio das imagens ao cérebro. Conforme salienta Said Daibes Neto, a retinopatia diabética é a maior causa de cegueira na população economicamente ativa, o que ressalta a importância da saúde ocular e controle da diabetes.

A recomendação do especialista em retina é que pessoas que possuem visão com algum distúrbio de grau, como miopia, ou pessoas acima de 40 anos, devem fazer uma avaliação anual dos olhos com o oftalmologista. Crianças, adolescentes e adultos jovens sem alteração na visão ou distúrbio de grau devem fazer a avaliação oftalmológica a cada dois ou três anos.

Impacto da Tecnologia na Saúde Ocular

No quesito tecnologia, computadores, celulares e demais telas podem ser vilões contra a saúde ocular. Said Daibes Neto adverte que após uma hora de exposição em frente às telas, é recomendado uma pausa de 10 a 15 minutos para descanso do músculo ciliar, responsável por ajustar no olho a focalização de objetos a diferentes distâncias. “É importante ter esse intervalo para que o músculo não seja sobrecarregado. Neste tempo de pausa, retire os olhos das telas e olhe para o horizonte para promover um descanso para o músculo ciliar.”

Ainda sobre o assunto telas, o oftalmologista salienta que diferentes estudos e pesquisas apontam para uma situação preocupante nos pequeninos: a estimulação excessiva da visão por meio do uso desmedido de telas por crianças resulta em miopia precoce.

Cuidados Adicionais e Alertas

Vale também um alerta para quem trabalha em ambientes refrigerados. Said Daibes Neto explica que a longa exposição durante o dia ao ar-condicionado pode causar ressecamento ocular, sendo necessário a aplicação de colírio lubrificante para evitar a condição. Ainda sobre ressecamento ocular, ele explica que “telas de LED em celulares emitem menos radiação do que tecnologias mais antigas, o que contribui para que o ressecamento não ocorra”.