A abertura oficial da campanha de atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia. Foto: Divulgação
A abertura oficial da campanha de atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia. Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou neste sábado (18) o “Dia D de Multivacinação”, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). A abertura oficial da campanha de atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Portal da Amazônia, marcando o início da mobilização em todo o Estado.

No início da manhã, pais e responsáveis já se concentravam na Unidade. A autônoma Cleice Oliveira levou a filha, Jasmine Luiza, 1 ano e 5 meses, para tomar as vacinas DTP e contra febre amarela. “Fiquei feliz de poder vacinar hoje, porque durante a semana é mais corrido. A equipe foi muito atenciosa, e saio daqui tranquila, sabendo que ela está protegida”, contou.

Para a coordenadora estadual de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, a ação tem um papel essencial na busca ativa por quem ainda não se vacinou. “A Campanha de Multivacinação tem uma característica muito bem marcada, que é buscar as pessoas ainda não vacinadas. Neste caso, estamos focando nas crianças e adolescentes, mas também incentivando os jovens de 15 a 19 anos a fazer a dose da vacina contra HPV (Papilomavírus Humano). O SUS (Sistema Único de Saúde) é fortalecido quando as gestões federal, estadual e municipal trabalham juntas. A integração com a Sesma é um grande exemplo dessa união, que faz diferença”, destacou Jaíra Ataíde.

A dona de casa Elizabeth Lopes levou o filho João Lucas, 10 anos, para receber a vacina contra febre amarela. “A campanha é muito boa, porque o dia a dia é muito corrido, e nem sempre dá tempo de trazer durante a semana. Hoje ficou muito mais fácil”, afirmou.

Movimentação 

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 mil salas de vacinação estão abertas em todo o País neste sábado. No Pará, o movimento é intenso desde o início da manhã. A representante da Sespa, Lena Peres, destacou a importância do esforço conjunto.

“Nós temos hoje todas as capitais e cidades mobilizadas. No Pará, os 144 municípios estão realizando o ‘Dia D’, e isso é muito importante. Às vezes, as pessoas não têm como ir durante a semana e aproveitam o dia para atualizar a vacinação. Só neste ano, a campanha de vacinação nas escolas já vacinou 1 milhão de pessoas. A vacina é vida, uma das maiores invenções da medicina, e previne casos graves de doenças. O Pará tem mostrado resultados expressivos, especialmente na cobertura da tríplice viral”, enfatizou.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, o sucesso da mobilização é fruto da soma de esforços entre União, Estado e municípios. “Essa união tem repercussão positiva em todos os níveis – comunidade, municípios e Estado. Juntos, com certeza, vamos conseguir resultados muito bons. Essa força conjunta já se reflete nas ações e nos atendimentos, e o resultado será maravilhoso”, garantiu a gestora.

Yasmin Machado levou Igor Gabriel, 9 meses, para receber as vacinas contra Covid-19 e febre amarela, e destacou a importância da iniciativa. “É muito importante atualizar as vacinas. Eu sempre trago ele porque sei que é pra saúde dele, e hoje ficou bem mais fácil por ser sábado”, acrescentou.

Luciana Cordeiro levou as filhas Daniele, 10 anos, e Tayná, 6 anos, para se vacinarem contra DTP, febre amarela e varicela. “Acho muito importante esse tipo de ação para o bem-estar delas. A gente tem que sempre estar cuidando e mantendo nossas crianças saudáveis. Isso é essencial”, disse Luciana.

Vacinas disponíveis 

Durante o “Dia D”, as Unidades Básicas de Saúde de todo o Pará ofertaram mais de 15 vacinas do Calendário Nacional, como Poliomielite, Pentavalente, Hepatite A e B, Pneumocócica 10V, Meningocócica C e ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Rotavírus, Varicela, HPV e Covid-19.

A mobilização prossegue até 31 de outubro, com atendimento em todas as UBS do Estado. Pais e responsáveis podem verificar a situação vacinal das crianças e adolescentes também pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real.

Editado por Fábio Nóvoa