Dr. Responde

Ozempic para emagrecer: fabricante faz alerta importante

A organização mundial atribui a alta de remédios falsos à escassez global dos produtos injetáveis indicados para o tratamento da diabetes tipo 2. Foto: Divulgação
A organização mundial atribui a alta de remédios falsos à escassez global dos produtos injetáveis indicados para o tratamento da diabetes tipo 2. Foto: Divulgação

O Ozempic, remédio para diabetes, tem se popularizado entre as pessoas que buscam emagrecer. O problema é que a procura pelo medicamento no Brasil aumentou muito e está acima da demanda. A fabricante, Novo Nordisk, alertou para o risco do remédio faltar nas farmácias no primeiro trimestre deste ano, prejudicando quem realmente precisa.

A farmacêutica diz ainda que o uso do Ozempic deve ser feito apenas com recomendação médica e restrito ao que está escrito na bula.

No informe, a Novo Nordisk diz que “não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter Off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos”.

De acordo com a bula do medicamento, o Ozempic é destinado para uso, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não controlada,  ou seja, em que o nível de açúcar no sangue permanece muito alto.

O tratamento da diabetes com o Ozempic requer uma avaliação médica e a realização de exames para garantir sua eficácia no tratamento da doença e se não há contraindicação.

Ozempic contém o princípio ativo semaglutida que age através de um mecanismo que estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, somente quando a glicose sanguínea estiver elevada.